Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Vida » Virtude e ética da vida    

Virtude e ética da vida   versione testuale
Em 4 de Março, um seminário na Academia Pontifícia para a Vida


"A virtude na ética da vida" é o tema do seminário organizado pela Pontifícia Academia para a Vida em 4 de março na nova Sala do Sínodo, por ocasião da XXII Assembleia Plenária dos Membros da Academia Pontifícia para a Vida .
 
O trabalho de abertura da primeira sessão, intitulada "A dinâmica da ação moral e o seu cumprimento nas virtudes" e moderado por Dom Fernando Chomali e Profa. Mónica López Barahona, será Alfredo Cruz Prados da Universidade de Navarra (Espanha) com um relatório sobre "Conhecimento e experiência do bem: semelhanças, diferenças e sinergia torna razão especulativa e razão prática". Seguido por discursos de Angel Rodgriguez Luno da Pontifícia Universidade da Santa Cruz em "intencionalidade do ato humano: bem e o mal do ponto de vista da moralidade", Antonio Da Re (Universidade de Pádua) sobre "Ética das virtudes e vida moral" e Luciano Sandrin (Camillianum, Roma) sobre "Misericórdia e compaixão".
 
Durante a segunda sessão, intitulada "A perspectiva das virtudes na ética biomédica" (moderadores John Haas (EUA) e Mounir Farag (Egipto), sobre "a tomada de decisão médica e os limites da bioética procedimentalista" irá relatar Jeffrey Bispo de Saint Louis University (EUA), Maureen Condic (The University of Utah-EUA) falará sobre "as virtudes alem da utilidade na pesquisa biomédica" e Reiko Joh da Associação dos Enfermeiros católicos do Japão (Japan) sobre "As virtudes éticas da profissão de enfermagem”.
Para a terceira sessão "A redescoberta das virtudes", moderado por Adriano Pessina e Laura Palazzani (Itália) estão programados para falar Roberto Dell'Oro (Loyola Marymount University - EUA) sobre "Profissionalismo e virtude", Gabriella Gambino (Universidade de Tor Vergata) sobre "Cuidados e Justiça", Antonio Amado Fernandez (Universidade de Los Andes-Chile) sobre "Educar para a virtude nas disciplinas biomédicas". "A instituição virtuosa a serviço da vida" será tratado por Mounir Farag (St. Joseph Instituto para a Família e para a Vida e Bioética / OMS- Egito), as "Perspectivas atuais de ética em pesquisa da virtude" por Andrew Pinsent (Universidade Oxford - Reino Unido); Adam Rybicki, da Universidade Católica de Lublin (Polônia) falará sobre "A defesa da vida entre parresia, misericórdia e perdão" e Eberhard Schockenhoff Universidade de Freiburg (Alemanha) sobre "A perspectiva cristã sobre as virtudes".
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia