Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Preparação e rito do matrimônio  » Celebrar o Dia dos Namorados de forma diferente     

Celebrar o Dia dos Namorados de forma diferente    versione testuale
Inúmeros movimentos engajados na pastoral familiar juntaram forças para permitir aos casais para celebrar o Dia dos Namorados de uma forma original na França e na Suíça.


Por muitos anos, a Igreja assume a ocasião do Dia dos Namorados para lembrar que encoraja e acompanha o amor entre homem e mulher, independentemente da sua situação de vida. Uma atenção que não para de crescer: há dois anos, na França, as Equipes de Nossa Senhora convidaram outros movimentos envolvidos na pastoral familiar em torno de uma mesa para discutir e descobriu que cada um organizou das noites de São Valentim ao seu lado. Assim, nasceu o projeto para federar com a França.
 
A idéia principal do projeto chamado "Dia dos namorados diferentemente" encontra-se em colaboração com as estruturas da igreja local, especialmente paróquias. Para 2016, as paróquias têm se beneficiado da experiência de muitos movimentos: Cler, Os caminhos Alpha, as Equipes de Nossa Senhora, Cana, Fondacio, Amour & Vérité, os Centros de preparação para o matrimônio, Aquila e Priscila, Vivre & aimer . Em particular, os fiéis foram convidados a preparar coletivamente o decorrer das noites. Com um resultado muito satisfatório: em 2016, cerca de sessenta encontros ocorrerão em todo o território francês, bem como na Suíça.
 
O desenvolvimento dessas festas não pode deixar de certas regras básicas, escritos nos cartões de preparação disponibilizados pelos organizadores dos movimentos pastorais. O "tête-à-tête", por exemplo: a intimidade dos casais face a face em torno da mesa deve ser respeitado independentemente do local, restaurante, salão paroquial. Bem como o mobiliário, que é estudada em detalhe.
 
No entanto, as as atividades propostas durante a noite pode variar, dependendo da sensibilidade dos movimentos que organizaram. Alguns vão favorecer os sermões de dez minutos entre dois pratos, outros acentuam os momentos de oração. Em alguns casos, questionários ou textos de referência serão distribuídos aos casais.
 
A fim de evangelizar, até mesmo casais não-crentes às vezes são convidados a algumas , centradas na partilha de experiências de vida, com a participação de conselheiros matrimoniais. Para os crentes, porém, um momento de oração será agendada em um momento posterior. Alguns movimentos sugerem propor aos enamorados de participar na Eucaristia. Outra dica: as paróquias podem optar por organizar as festas de acordo com as situações da vida (divorciados, casais não casados, jovens ...).
 
Mas "Dia dos namorados diferentemente" não é apenas uma noite ano noite. É também uma maneira de se darem a conhecer aos movimentos envolvidos na pastoral familiar. Um Dia dos Namorados também pode atuar como porta de entrada para as iniciativas propostas pelas paróquias, para o bem dos casais.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia