Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » "Um modelo insuperável"     

"Um modelo insuperável"    versione testuale
Papa Francisco no encontro com as famílias em Tuxtla Gutierrez: "Não tenham medo de amar"


"Hoje vemos e vivemos em diversas frentes como a família vem sendo enfraquecida e questionada. Como acredita-se que se trata de um modelo ultrapassado e incapaz de encontrar um lugar dentro de nossa sociedade que, sob o pretexto da modernidade, favorecem cada vez mais um modelo baseado no sistema de isolamento". Bem, "a vida familiar nem sempre é fácil, muitas vezes é dolorosa e cansativa, mas, como mais de uma vez eu disse referente à Igreja, eu acho que isso também poderia ser aplicado à família: prefiro uma família ferida que todos os dias procura conjugar o amor, a uma sociedade doente pelo fechamento e a comodidade do medo de amar".
 
Estas foram as palavras proferidas ontem pelo Papa Francisco no encontro com as famílias em Tuxtla Gutierrez, no estado de Chiapas, onde se era esperado cerca de 50 mil pessoas em festa. "Prefiro - disse Francisco - uma família que uma vez após a outra se esforça para recomeçar a uma sociedade narcisista obcecada pelo luxo e conforto. Eu prefiro uma família com um rosto cansado pelos sacrifícios aos rostos embelezados que não conhecem a ternura e compaixão".
 
Entre os testemunhos, a de Humberto e Claudia Gomez, um casal de divorciados novamente casados que descreveram sua experiência: Humberto anteriormente era solteiro e Claudia divorciada com três filhos. Civilmente casados há 16 anos, também tiveram um bebê, que agora tem 11 anos e é um coroinha. Há três anos, eles fazem parte de um grupo de divorciados recasados seguidos pela Igreja. "Como divorciados novamente casados não podemos ter acesso a Eucaristia - disse Humberto também em nome de sua esposa, assistente social em uma prisão - mas a comunhão a encontramos nos pobres, nos doentes, nos abandonados. Tentamos transmitir o amor de Deus, que sentimos. É maravilhoso ter um casamento e uma família, cujo centro é Deus", concluíram, antes de serem acolhidos pelo Papa em um longo abraço.
 
Na conclusão do evento Francisco pediu aos presentes para renovar cada um em seu coração, as suas promessas matrimoniais, aos noivos disse: "Peçam a graça de uma família fiel" e convidou a todos para não esquecerem de São José, o guardião fiel e silencioso da família.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia