Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Voltando do México    

Voltando do México   versione testuale
A família entre os temas da conferência de imprensa do Papa no vôo de retorno da América do Sul


"Eu não sei como as coisas estão no Parlamento italiano. O Papa não se intromete na política italiana", porque" o Papa é para todos, e não pode se meter em política concreta, interna de um país: este não é o papel do Papa. E o que eu penso é o que a Igreja pensa, e o que disse em tantas ocasiões. Porque este não é o primeiro país que faz esta experiência: são muitos. Eu penso aquilo que a Igreja sempre disse".
 
Assim Papa Francisco respondeu à pergunta de Carlo Marroni, um jornalista do "Il Sole 24 Ore", sobre uniões civis e adoção de enteado, durante a conferência de imprensa no voo de regresso do México. De família falou também formulando a sua resposta a Anne Thompson da "NBC News", que perguntou como "uma Igreja que afirma ser 'misericordiosa’ pode perdoar mais facilmente um assassino do que quem se divorcia e se casa novamente".
"Sobre família - respondeu Francisco – falaram em dois Sínodos e o Papa falou durante todo o ano nas catequeses de quarta-feira. E a questão é verdadeira, eu gosto, porque você fez isso plasticamente bem. No documento pós-sinodal que será lançado - possivelmente antes da Páscoa - em um dos capítulos - porque tem tantos – se retoma tudo aquilo que o Sínodo disse sobre conflitos ou famílias feridas, e o cuidado pastoral das famílias feridas ... É uma das preocupações. Como outra é a preparação para o matrimônio". O Papa falou depois em "mais um capítulo muito interessante: a educação dos filhos. As vítimas dos problemas das famílias são os filhos. Mas também são vítimas de problemas familiares que nem o marido nem a esposa quer: por exemplo, a necessidade de trabalhar. Quando o pai não tem tempo livre para conversar com seus filhos, quando a mãe não tem tempo livre para conversar com seus filhos ... ".
"Os filhos - ele continuou - são vítimas de um problema social que fere a família. É um problema ... Eu gosto, da sua pergunta. E uma terceira coisa interessante, no encontro com as famílias, em Tuxtla - havia um casal de recasados em segunda união, integrados na pastoral da Igreja; e a palavra-chave que usaram no Sínodo - e eu vou retomar - é "integrar" na vida da Igreja as famílias feridas, as famílias de recasados, e tudo isso. Mas não se esqueça sobre as crianças no centro! São as primeiras vítimas - concluiu – seja das famílias seja das condições de pobreza, de trabalho, de tudo isto"
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia