Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » As Atividades PCF » Família e idosos: uma aliança vencedora    

Família e idosos: uma aliança vencedora   versione testuale
Dom Simon na Universidade Carolina de Praga


A histórica Universidade Carolina de Praga acolheu dias 8 e 9 de março uma conferência intitulada "A família no mundo secularizado, com especial atenção para o problema dos idosos", organizado por diversos institutos científicos da Europa Oriental, sob a direção do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa. Exatamente o ministro das Relações Exteriores Tcheca, Lubomír Zaoralek, abriu os trabalhos recordando que "a solidão é o grande inimigo, o drama diário dos idosos" e que "a família nuclear hoje necessita dos idosos como dos mais jovens".
 
Participaram do congresso, que tem como principais oradores, o subsecretário do Pontifício Conselho, o Arcebispo Simon Vazquez, o chanceler da Academia Pontifícia para a Vida, Dom Renzo Pegoraro, prof. Jaroslaw Merecki do Instituto João Paulo II em Roma.
Em seu discurso, Dom Simon começou por afirmar a centralidade do contexto familiar para a vida do idoso, no qual ele pode receber cuidados e colaborar na educação das jovens gerações. Toda a sociedade, então, continuou o subsecretário, terão a guarda do terceiro e quarto anos, saindo de uma compreensão puramente utilitária da pessoa humana.
Para o efeito, disse Mons Pegoraro, é importante a criação de uma rede entre famílias, igreja e da sociedade para atender às necessidades dos idosos de hoje.
A questão não é apenas econômica, mas mais profundamente cultural, como enfatizado na entrevista abaixo disponível, a professora Adámková, moderadora do Congresso. 
 
 
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia