Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das associações e movimentos » 150 anos a serviço dos jovens e das famílias     

150 anos a serviço dos jovens e das famílias    versione testuale


Criada em 1866, em Paris, a Fundação Apprentis da Auteuil acolhe hoje cerca de 30 000 jovens e famílias com necessidades. Uma série de eventos que marcam este aniversário. Com foco nesta fundação.
 
Paris, 19 de março de 1866: um número incalculável de meninos vagão pelas ruas. Muitos deles são presos e enviados para uma prisão juvenil em Paris. O padre Louis Roussel acolhe seis rapazes porque vê neles pessoas em todos os aspectos, em vez de simples vagabundos: assim começa o trabalho da Primeira Comunhão. Mudou-se com eles em uma antiga casa localizada no oeste de Paris, no distrito de Auteuil. Dez anos depois, 200 meninos são capacitados a cada ano e preparados para receber primeira Comunhão. Mas a Guerra Franco Prussiana de 1870, triplica o número de órfãos. O padre Roussel decide então abrir vários tipos de oficinas para a formação dos órfãos e ensinar-lhes um comércio. E o começo da Sociedade de órfãos Aprendizes de Auteuil. Padre Roussel se aposentou em 1895 e morre dois anos depois. Entre os seus sucessores, um dos mais famosos é, sem dúvida, padre Daniel Brottier, sacerdote espiritano, beatificado em 1984. Chegando em Auteuil, em 1923, padre Brottier enfrenta uma situação catastrófica. O novo diretor deve, portanto, dedicar toda a sua energia para salvar a Obra dos órfãos Aprendizes de Auteuil, que se torna uma fundação de pública utilidade em 1929. Em poucos anos, o número de meninos acolhidos duplica, passando de 250 a 500 aprendizes. Confrontado com este afluxo continuo, muitas “sucursais” são abertas em toda a França. Quando morre o padre Brottier em 1936, a Obra de Auteuil acolhe 1400 meninos. Durante e após a Segunda Guerra Mundial, a fundação está se expande muito, graças ao padre Marc Duval, Diretor de 1942 à 1962. A abertura de dezenas de escolas técnicas permite que a fundação de ser oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação. As estruturas de mudam seu nome para Casas de meninos a caráter social, para ficar longe da palavra “orfandade”. A fundação torna-se mista e desde 2002 também acolhe meninas grávidas. Em 2010 ela foi renomeada “Apprentis de Auteuil”. Hoje, cerca de 25 000 jovens com dificuldades de aprendizagem são acolhidos a cada ano em uma das 230 instituições. Além disso, mais de 5.000 famílias são ajudadas a educar os seus filhos. Apprentis de Auteuil está presente em 45 departamentos franceses, incluindo aqueles no exterior, colabora com outras instituições em 53 países ao redor do mundo.
 
Ajudar as famílias
 
A Fondação Apprentis de Auteuil acompanha os pais ajudando-os em seu papel educativo através de vários abrigos. Entre estes últimos, as Casas das famílias, criou uma rede criada para ajudar os pais a evitar quaisquer dificuldades com seus filhos ou ajudá-los a superar uma situação difícil. A primeira casa foi aberta em 2009 no sudeste da França, em Grenoble, com a ajuda da Caritas. A ideia das Casas de famílias é a de construção compartilhada: as famílias são os primeiros educadores de seus filhos. Além disso, estas instalações contam com a capacidade das famílias para encontrar soluções para os seus problemas com a ajuda de outras famílias. Em vários lugares, as famílias dos meninos confiados pode também rever os seus filhos por um dia, por um fim de semana ou nas férias. Há agora dezenas de Casas de famílias na França e no exterior. Outros 35 serão abertas até 2017. Estes projectos são o resultado de uma parceria com outras instituições que trabalham na área social.
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia