Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Sínodo sobre a Familia » Um texto “sinodal” sobre o amor    

Um texto “sinodal” sobre o amor   versione testuale
Um primeiro comentário de Dom Paglia sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia


A Exortação Apostólica Amoris Laetitia é o fruto de um longo e complexo caminho da Igreja. O caloroso convite do Papa Francisco para um confronto mais amplo, aberto e franco sobre as questões reais e não sobre as questões escolares ecoa em toda a Exortação, que acolhe muitos textos dos documentos sinodais, das catequeses de quarta-feira de 2015 e do magistério pontifício de um passado recente, em particular de S. João Paulo II e de Bento XVI.
 
A reflexão eclesial que brota do texto, em conformidade com a progressão do Magistério do Vaticano II até hoje, declara a necessidade de uma nova relação da Igreja com a condição familiar. A vida das famílias, para a Igreja, não deve ser primariamente um conjunto de questões morais a resolver, mas sim a fonte da vitalidade da fé que leva o amor de Deus entre os homens.
A partir daqui, podemos compreender a escolha de comentar o 1 Coríntios 13: Em um movimento que indica o horizonte de altura e da concretude que leva ao amor – todo amor – a fonte suprema do ágape de Deus; uma chave mais que mística e romântica. O amor, como descrito pelo Papa Francisco, seguindo passo a passo São Paulo, aparece cheio de concretude e dialética, de beleza e de sacrifício, de vulnerabilidade e de tenacidade (o amor tudo suporta, o amor jamais acabará…). O amor de Deus é assim! Estamos longe daquele individualismo que fecha o amor na obsessão possessiva “a dois”, e colocar em risco a “alegria” das relações conjugais e familiares. O vocabulário familiar do amor não é pobre de paixão, rico de geração.
 
Superar a distinção entre a doutrina e pastoral
 
O Evangelho de Jesus é a mensagem de Páscoa do amor de Deus que nos chama a seguir. Este é o coração da verdade da fé. A interpretação da doutrina de que não é capaz de cumprir esta testemunha na ação pastoral afasta a tradição da fé da fidelidade à revelação.
 
Infelizmente, não faltam, mesmo entre os fiéis, aqueles que gostariam de uma Igreja que se apresenta essencialmente como um tribunal da vida e da história dos homens, uma Igreja que denuncia, uma Igreja notária, que registra os passos e as predefinições da lei, independentemente das circunstâncias dolorosas da vida e da redenção interior das consciências. É uma visão unilateral que esquece que a Igreja estava comprometida pelo Senhor para ser corajosa e forte na sua proteção dos fracos, no resgate das dívidas, no tratamento das feridas dos pais e das mães, dos filhos e dos irmãos. Começando com aqueles que se reconhecem os prisioneiros de sua própria culpa e desesperados por falhar em suas vidas.
 
O papa escreve: “De maneira alguma a Igreja deve renunciar de colocar o ideal pleno do matrimônio, o desígnio de Deus em toda a sua grandeza” (307). Temos que ter mais coragem de propor o ideal. O texto espalha-se na preparação dos jovens e do acompanhamento nos primeiros anos da nova família: “Hoje, mais importante do que uma pastoral de fracassos é o esforço pastoral para fortalecer os matrimônios e assim prevenir a ruptura” (307). Mas a Igreja também conhece a fragilidade e “a lei da gradualidade” (295) no conhecimento de que o Senhor não abandona ninguém.
 
A síntese oferecida pelo Papa pede uma mudança de passo e de estilo que toca a própria forma da Igreja. A consagração do ministério eclesiástico é para a vida de fé da família, e não vice-versa. A Igreja, portanto, não pode executar a tarefa atribuída por Deus para a família, se não envolver as famílias nesta mesma tarefa segundo o estilo de Deus. E, portanto, sem assumir em si os traços de uma comunhão familiar .
 
Esta essencial eclesiologia da família é o afeto com que o texto respira, o horizonte para o qual quer conduzir o sentir cristão para esta nova época. Esta transformação, se recebida com fé, é destinada a transformar decididamente o olhar com a qual deve ser entendida a Igreja dos crentes no período de transição. A chave para esta transformação não se encontra, ao que parece, na equívoca disputa que tem polarizado o início deste processo sinodal, no suposto conflito (ou alternativo) entre o rigor da doutrina e condescendência pastoral. A Igreja redescobre com profundidade a responsabilidade moral de seus processos de interpretação da doutrina, que a obrigam a praticar um discernimento de regras que se encarrega da vida das pessoas, para que não se perca em nenhum caso a sua percepção de ser amado por Deus. É a beleza da atitude para testemunhar, apesar da vulnerabilidade das nossas vidas.
 
Os fortes indícios deste endireitamento de rota são pelo menos dois :
 
1. O matrimônio é indissolúvel, mas o vínculo entre a Igreja e os filhos e filhas de Deus é ainda mais: porque é como o que Cristo estabeleceu com a Igreja, cheia de pecadores que foram amados quando ainda o eram. E eles não estão abandonados, mesmo quando nos arrastam de volta.
 
2. O segundo sinal é a consequente entrega total ao bispo desta responsabilidade eclesial sabendo que o princípio supremo é a salus animarum (uma afirmação solene que fecha o Código de Direito Canônico, mas que muitas vezes é esquecido). O Bispo é o juiz enquanto pastor. E o pastor reconhece as suas ovelhas, mesmo quando eles se perderam no caminho. Seu objetivo final é sempre de trazê-los para casa, onde ele pode cuidar e curá-los, enquanto não se pode fazer se deixados onde eles estão abandonados à sua sorte, porque “se está procurando”.
 
O cuidado das famílias feridas
No penúltimo capítulo da Exortação Apostólica, o Papa indica a pista de solução com três verbos: acompanhar, discernir e integrar. Na verdade, todo o texto delineia um novo eixo da vida pastoral da Igreja que o papa inscreve no horizonte da misericórdia, na esteira da Evangelii Gaudium: uma Igreja dedicada a acompanhar e complementar todos, sem exceção. O discernimento deve descobrir, onde quer que estejam presentes, os “sinais do amor que de alguma forma refletem o amor de Deus” (294) para “integrar todos” (297). Cada pessoa tem de encontrar um lugar na Igreja para crescer até a plena incorporação em Cristo. E “ninguém pode ser condenado para sempre” (297).

O Papa não considera necessário uma “Nova legislação abrangente tipo canônica” (300), mas pede um “discernimento responsável pessoal e pastoral dos casos particulares” (300). A palavra de ordem entregue aos Bispos é simples e direta: para acompanhar, discernir, integrar na comunidade cristã. A fé compartilhada e o amor fraterno podem fazer milagres, mesmo nas situações mais difíceis. O acesso à graça de Deus, que, acolhe, gera a conversão do pecador, é um assunto sério. A doutrina católica do juízo moral, talvez um pouco esquecida, ele é chamada em honra: a qualidade moral dos processos de conversão não coincide automaticamente com a definição legal dos estados de vida. A tarefa dos sacerdotes, em particular, é destinado a levar a este encontro com o bispo: não fazer ele mesmo, nem por eles nem pelos fiéis. Não é um cálculo legal para ser aplicado, ou de um processo a ser decidido de forma arbitrária. O caminho necessário para interpretar a doutrina da Igreja, discernir a consciência, honrar o princípio moral, manter a comunhão.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia