Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » As Atividades PCF » A alegria das famílias africanas    

A alegria das famílias africanas   versione testuale
Dom Paglia apresentou Amoris Laetitia na Nigéria


Uma visita cheia de paixão partilhada e comunicada foi a realizada de 05 a 09 de maio por Dom Paglia, na Nigéria. A viagem começou com uma sessão de trabalho com toda a Conferência Episcopal da Nigéria sobre a nova Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Durante o encontro, depois de uma apresentação sobre o texto-chave Africano (cf. anexo) oferecido pelo Presidente do Pontifício Conselho, os bispos têm debatido por muito tempo o significado e o modo de uma recepção local do documento e no discernimento exigido pelo parágrafo 3 do documento papal. Nos dias seguintes, Dom Paglia visitou a diocese de Owerri (na região com maior presença católica no país), Lagos (uma cidade de mais de 20 milhões de habitantes) e Abuja (a capital).

Em cada cidade a celebração da Missa o encontro com as famílias locais deram substância às questões longamente debatida: não existe a família, mas as famílias, pais e mães, crianças e idosos, e suas histórias, seus pontos fortes, os seus trabalhos. Apresentando as muitas associações de leigos locais a Exortação Apostólica, repetidamente Dom Paglia focou no papel específico das famílias na igreja e na sociedade: eles são chamados para mostrar a verdadeira face do amor que, longe de ser reduzido a um mero sentimento romântico, ele é um apaixonado na tomada responsável do futuro através da geração e de toda a criação; com atenção especial para as pessoas mais vulneráveis: a mulher (cuja situação na África está em grande mudança), os idosos, e os mais pobres.

Foi com esta última atenção que a viagem foi concluída: em um campo de refugiados fora Abuja, onde Dom Paglia, acompanhado pelo Arcebispo local Dom Onayekan e os líderes da comunidade islâmica, entregou em nome do Papa Francisco, uma primeira parcela de ajuda humanitária a um grande grupo de famílias de refugiados, que escaparem de zonas em que o terrorismo é desenfreado tragicamente.
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia