Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Las palabras bellas del amor » O amor cantado    

O amor cantado   versione testuale
Em Cracóvia, uma etapa do projeto “O grande mistério” com o maestro Bocelli


“A igreja que nos acolhe brilha pelo ouro que nos conta a preciosa história do amor de Deus pelos homens. Logo guardará o entrelaçamento mágico de música e palavras que revelará algo do grande mistério da vida”. Do altar do Santuário de São João Paulo II na Cracóvia, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, introduziu assim, em 27 de Maio, o concerto de Andrea Bocelli, nova etapa do projeto “O grande mistério. O Evangelho da família escola de humanidade para os nossos tempos”. Nas notas da Orquestra sinfônica nacional Checa conduzido pelo Maestro Marcello Rota e acompanhado pela jovem violinista húngara Anastasiya Petryshak, o tenor exibiu um repertório imaginado como uma viagem através de referências à dimensão humna e religiosa do amor, em um percurso denso de alegria e gratidão, da Alleluia Handel ao hino do Jubileu de Lecot, passando pelo Stabat mater de Rossini, a Ave-Maria de Schubert e o Va pensiero verdiano.
 
“A beleza da arte e da música – continuou Dom Paglia – oferecem-nos esta noite um modo privilegiado para descobrir a Amoris Laetitia, a alegria do amor, aquilo que liga um homem e uma mulher, pais e filhos, jovens e velhos, até mesmo as nações do mundo que rezam aprendem todos os dias a construir a família dos povos”. Para isso, sublinhou, “o amor que ser cantado, em suas histórias, em suas nuances, no drama que gera e na paixão que sustenta”. No santuário construído em honra do Papa polonês, o presidente do Pontifício Conselho dirigiu um pensamento a Wojtyla: “Caro Papa João Paulo, hoje à noite nós cantamos a beleza e a alegria do amor nesta nova igreja dedicada a ti. Quisestes ser lembrado como o ‘papa da família’, primeiro tivestes a determinação da questão da família para este mundo ocidental doente de solidão e autorreferência”.
Para a intercessão de S. João Paulo II Dom Palha confiou especialmente aos jovens: “Está no coração o seu desejo de amar e ser amado para sempre, e nós queremos que não prevaleça no o medo e a a tentação de acreditar que o amor sério e alegre é realmente impossível. Eu gosto de pensar que, durante os dias da próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar aqui em Cracóvia, em poucas semanas, olhará por eles do céu, junto a Piergiorgio Frassati, um jovem que não tinha medo da alegria do amor e que como você, chamado várias vezes o homem das oito bem-aventuranças e oficialmente declarando-o Beato, tivestes como um modelo a ser seguido. É bom saber que o paraíso é habitado por jovens (em espírito e idade) com um coração grande”.
"Hoje - disse Dom Palha agradecendo o maestro Bocelli e Cardeal de Cracóvia D. Stanislaw Dziwisz - "é uma oportunidade de apreciar todas as harmônicas do amor, porque nos fará sentir a força da alegria que suporta os destinos do universo e nos acontecimentos de cada família se revela, preciosa e frágil, pequena mas sempre invocando o eterno".
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia