Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Breve resenha da imprensa do mundo francófono    

Breve resenha da imprensa do mundo francófono   versione testuale


Notícias, 3 de Junho de 2016, provenientes da França, Bélgica, Argélia, Síria e do Canadá, nos seguintes temas: Vigília pela vida em Paris, a reforma do subsídio dos abonos familiares, os estágios da vida familiar em diferentes religiões, oração com pelas crianças da Síria, posições e declarações concomitantemente da legalização da eutanásia e de “ajuda médica ao morrer” no Canadá.
 
• FRANÇA/VIGÍLIA PELA VIDA
Em 31 de maio, festa da Visitação, durante a tradicional Vigília de oração pela vida, em Notre-Dame de Paris, o bispo de Ilha de França confiaram à misericórdia de Deus as orações a eles transmitidas, refere-se o site da arquidiocese de Paris, cujo arcebispo, o cardeal André Vingt-Trois, presidiu a missa, iniciada com uma série de testemunhos. Em sua homilia, o cardeal evocou a “contradição interna profunda entre o dinamismo da vida recebida por Deus e a atração à morte provocada por tantas pessoas nos dias de hoje”. “Mas se o amor é fonte de alegria, se a vida é fonte de alegria, deveríamos entender, como acabamos de ler no Evangelho, como ouvimos através dos testemunhos, que chegam a alegria se esta é compartilhada”, acrescentou o cardeal Vingt-Trois. “Não basta, portanto, gritar que somos a favor da vida, precisa dar testemunho da alegria, compartilhando as dificuldades com os nossos irmãos”.
 
• BÉLGICA/ABONOS DE FAMÍLIA
Está previsto a reforma dos abonos familiares, a Liga das famílias revelou, em 27 de maio, as suas propostas, explica o site oficial da Igreja católica da Bélgica francófona. Recomenda, além disso, o fim do sistema de atribuição segundo a classificação e um suplemento de 50 euros por criança para as famílias com pouca renda. Aqui, mais informações sobre as exigências da Liga das famílias.
 
• ARGÉLIA/RELIGIÃO
No site, a Igreja católica na Argélia propõe, esta semana, uma reflexão sobre “grandes etapas da vida nas diversas religiões”: cristianismo, hebraísmo, islã, budismo, induísmo. Uma maneira simples para descobrir as tradições concretas dos outros fiéis.
 
• SÍRIA/CRIANÇAS
Por ocasião da jornada internacional das crianças, em 1 de junho, os patriarcas católicos e ortodoxos da Síria, lançaram um convite aos cristãos de todo o mundo a “rezar com as crianças da Síria para que haja enfim a paz”. Tal iniciativa nasceu de um encontro entre as Igrejas da Síria e a associação francesa Aide à Eglise en Détresse, que publicaram um sobre comunicado .  Esta iniciativa suscitou um vasto eco na imprensa francófona, na França (RCF, La Croix), mas também na Belgica e, obviamente, no Oriente Médio, como por exemplo, no site do Patriarcado latino de Jerusalém.
 
• CANADÁ/SUICÍDIO ASSISTIDO E EUTANÁSIA
A mobilização continua alta no Canadá contra a legalização e uma maior acessibilidade à eutanásia e ao suicídio assistido em todo o país. Por exemplo a associação do Quebeque Vivre dans la dignité publicou, esta semana, uma declaração intitulada “Manifesto por um fim da vida digna e natural e pela promoção dos cuidados no Quebeque”. “Acreditamos que possa oferecer cuidados de qualidade plenos de compaixão para todos os doentes no final da vida, refutando seja a eutanásia e o suicídio assistido seja o furor terapêutico”, afirma Vivre dans la dignité, que deseja “viver em uma Quebeque solidária e respeitosa para os mais vulneráveis”. Em sua declaração, a associação incita a todos os cidadãos a exigir dos governantes “cuidado paliativo de qualidade, de forma a garantir a todos aqueles que vivem no Quebeque um fim de vida natural acompanhado de bondade e carinho”.
 
• CANADÁ/SUICÍDIO ASSISTIDO E EUTANÁSIA (2)
O cardeal Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Quebeque, publucou uma carta aberta em 30 de maio, intitulada «"Ajuda ao morrer": sem prazo para a dignidade». Neste texto com um tom pessoal, o purpurado “lança coletivamente um grande desafio”, enquanto se aproxima o 6 de junho, data em que a decisão da Suprema Corte do Canadá sobre a ajuda médica ao morrer em vigorar com ou sem uma lei federal para enquadrá-la. “conheceis com certeza uma pessoa que poderia reconhecer-se nos critérios de Quebeque (em breve) do Canadá sobre a ajuda médica ao morrer, escutem e acolham até o último momento a expressão do seu sofrimento, do seu medo. Diga-lhe que é preciosa para você, que poderá contar sempre com a sua presença, reafirmando o seu
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia