Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Família e arte » Feliz aniversário Mestre!    

Feliz aniversário Mestre!   versione testuale
Em 25 de junho de 1852 nascia Antoni Gaudí, arquiteto da Sagrada Família


Em 25 de junho celebramos a memória do nascimento de Antoni Gaudí; é também o mês de sua morte, o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus de que era um grande devoto.

Ao nascer o batizaram de Antonio Placido Guillermo, uma criança de saúde frágil. O médico de família aconselhou a mãe de que não estudasse muito para não fazê-lo cansar “não acho que isso tenha consequências graves sobre a sua saúde.” Mas essas palavras provocam na criança de 5 anos, o propósito que não se cumprisse as profecias do seu médico. E assim, já um adulto, muitas vezes agradeceu a doença que lhe permitiu, renunciando até as brincadeiras com seus companheiros, para aumentar suas capacidades de observação e começar o caminho que mais tarde florescerá na criação artística da Sagrada Família, em Barcelona. E, durante as visitas ao templo expiatório em Barcelona, Antoni Gaudí, “o mestre”, como o chamavam seus colegas de trabalho, corrigia os que viam características naturalísticas na sua obra, dizendo: “chamem de criação”, remetendo diretamente ao Criador.

Gaudi prefere explicar o seu trabalho para as crianças que a dotados, e muitas vezes os acompanha para ver a maior cena da natividade no mundo. Enquanto isso, as revistas da época zombavam aquele estaleiro de formas nunca vistas e antigas, ao mesmo tempo, crescendo nos subúrbios de Barcelona, rodeado por barracas de trabalhadores, de modo a ser apelidado de “Catedral dos pobres”.

O padre Manuel Trens, grande amigo de Gaudí, que estava se esforçando para entender o seu trabalho, ele disse que o “grande arquiteto não faz nada sem Deus, porque ele vê com uma intuição formidável a sua missão e a sua responsabilidade. Isto permitir-lhe realizar a tarefa com a serenidade e a lenta criativa do início do mundo”. O mesmo Gaudí brinca com seu sobrenome, em Catalão significa alegrar.

Então, hoje há 90 anos de sua morte, eles vêm de todo o mundo para ver este maravilhoso edifício, feito de pedras milagrosas que tornam visível o invisível: a Sagrada Família.

Chiara Curti
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia