Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Teologia da família » Entre conhecimento e serviço    

Entre conhecimento e serviço   versione testuale
As propostas formativas do Pontifício Instituto João Paulo II no ano acadêmico que se inicia


Licenças, doutorados, diplomas e mestrado: é rico, até mais do que nunca, a oferta formativa do Instituto João Paulo II Pontifícia, que no ano acadêmico 2016-2017, o 35º desde a sua fundação criada pelo Papa João Paulo II, propõe um programa variado. “O objetivo – os promotores explicam – é duplo: para aprofundar o conhecimento da verdade sobre o casamento e a família, à luz da fé, com a ajuda também das várias ciências humanas, e preparar sacerdotes, religiosos e leigos para desempenhar um serviço Acadêmico e pastoral cada vez mais qualificado”.
Entre as propostas, a licenciatura em Teologia do matrimônio e da família, o diploma em pastoral familiar, um doutorado em teologia com especialização em Ciências do matrimônio e da família e formação contínua em pastoral familiar para os sacerdotes. Quanto aos mestrados, além de uma Consultoria familiar e agora o “clássico” caminho em de Ciências do matrimônio e da família, foi acondicionado para este último um ciclo especial, em colaboração com a Conferência Episcopal Italiana e dirigida às igrejas locais, que “Fornece um percurso com estrutura inovadora e propõe uma unidade de fundo entre preparação teológica, cuidados pastoral e períodos de vida fraterna”.
É uma colaboração com o Instituto de Bioética da Universidade Católica do Sagrado Coração, um mestrado em Bioética e educação, que oferece uma formação interdisciplinar acadêmica sobre questões relacionadas com a vida humana na era da tecnologia, colocando-os no contexto de referências fundamentais antropológicos, teológicos morais e jurídico. “O Mestrado – adicionam os organizadores – fornece ferramentas para colocar as questões bioéticas nos vários contextos educativos, visando a formação de formadores, consultoria, dirigidos aos comitês e conselhos éticos.”
“Responde a urgência pastoral de oferecer no contexto do debate social e cultural hoje uma proposta que ilumine o caminho dos cônjuges na fecundidade do seu amor” o mestrado em Fertilidade e sexualidade conjugal proposta em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade Católica do Sagrado Coração. “Assegura uma formação científica e prática qualificada sobre a regulação natural da fertilidade em vista de uma visão teológica e antropológica adequada da sexualidade e do amor conjugal. A proposta acadêmica – concluem os promotores – oferece cursos de ensino e estágios de formação prática”.
Para todas as inscrições estão abertas até 3 de Outubro.
 
Clique aqui para obter o folheto dos cursos: http://www.istitutogp2.it/public/Depliant%20Corsi.pdf 
Para informações e detalhes: www.istitutogp2.it
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia