Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das associações e movimentos » As formas possíveis    

As formas possíveis   versione testuale
Do Fórum das Associações Familiares uma coleção de projetos para educar a sexualidade e a afetividade


Uma grande campanha educacional para tornar disponível a todos os que se preocupam com o futuro dos jovens – famílias, comunidades, escolas, associações – percursos concretos, projetos capazes de traduzir as ideias em iniciativas passíveis de dispêndio. Esta é a proposta do Fórum das Associações Familiares em resposta à notícia de que chamou a atenção para a desorientação afetiva que atinge particularmente as pessoas mais jovens.
 
Desde alguns anos as associações que são parte da família começaram um censo do trabalho realizado para a educação afetiva e a sexualidade: surgiram dezenas de projetos desenvolvidos por associações, comunidades, agregações e todos os materiais recolhidos podem ser encontrados no site do Fórum no âmbito do projeto “o fio e a rede”.
 
Em Puglia, por exemplo, a exposição interativa multimédia “A lua no poço” visa ajudar os jovens na descoberta de sua sexualidade, se disseminou em 18 escolas e já envolveu milhares de adolescentes. O mesmo destino positivo para “O corpo fala”, projeto desenvolvido pelo Centro lombardo método Billings . E o caminho intitulado “Eu curto. O Amor em tempos de Facebook” idealizado pela Fundação Incendo de Reggio Emilia tem permitido os seus promotores de atender nos últimos anos cerca de 2.200 alunos em várias escolas primárias e secundárias em Emilia Romagna.
De acordo com o presidente do Fórum, Gigi De Palo, é “necessário colocar de lado a oposição e passar as propostas. Nós temos uma riqueza de propostas educacionais que seriam consideradas desagradáveis para aqueles capazes de pronunciar apenas o ‘não’”. Daí a iniciativa “se intrometer na escola”, que reunirá projetos educacionais desenvolvidos, não só em termos de sexualidade e afetividade, de todas as 500 associações que dão vida ao Fórum, e logo chegará um catálogo de boas práticas educativas.
Para obter informações e detalhes: www.forumfamiglie.org
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia