Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Teologia da família » Interpretarem e aplicar Amoris Laetitia     

Interpretarem e aplicar Amoris Laetitia    versione testuale


O ex-presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, após as duas publicações “Crises do Matrimônio e da Eucaristia” e “Para viver a Amoris laetitia” (Ed. Ares) Oferece uma nova contribuição de reflexão “para a interpretação e aplicação” da Exortação apostólica pós-sinodal.
 
Trechos:
Amoris Laetitia vê o autêntico amor humano e cristão como a única força capaz de salvar o seu casamento e família. Deve ser colocado no centro da família.
O relacionamento do casal é um caminho permanente que conhece a beleza e a alegria de ser amado e amar, mas também erros e pecados, dificuldades e sofrimentos. Deve ser considerado com realismo e confiança, como um crescer e desenvolver progressivamente juntos, em pequenos passos, com o exercício prático, paciente e perseverante. “O amor é artesanal”, como a educação dos filhos.
A novidade da Amoris Laetitia, além do oitavo capítulo, parece ser especialmente a grande atenção dada à experiência comum humana, a experiência existencial, religiosa, espiritual, com análises detalhadas e observações, muitas dicas práticas, sugestões concretas para as pessoas e para a pastoral. A intenção principalmente pedagógica sugere uma linguagem discursiva, animada, envolvente, aberto a todos e para todos fácil de ler e compreender, sem preocupação excessiva para a precisão teológica e científica. O documento pode ser proveitosamente utilizado por leigos para a sua formação pessoal e dos agentes de pastoral para a catequese. Constitui, em si mesmo, um bom exemplo de acompanhamento eclesial.
 
Os parágrafos do documento:
1. O amor fundamento do matrimônio e da família.
2. Consistente desenvolvimento doutrinário.
3. A doutrina moral.
4. A responsabilidade pessoal subjetiva.
5. O acompanhamento pastoral.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia