Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Bento XVI » Un don del Papa a la Iglesia y un don de la Iglesia al mundo    

Um dom do Papa a Igreja e um dom da Igreja ao mundo   versione testuale
Reflexão referente o livro do Santo Padre sobre a infância de Cristo



O livro em si é um dom do Santo Padre. Um dom para a Igreja e para todas as pessoas de boa vontade, para o Natal de 2012. Ao mesmo tempo, é um dom da Igreja ao mundo de hoje. Um presente como este, as nossas primeiras impressões são de gratidão. Não conseguimos ainda ler o livro por inteiro, só as faixas: mas o que temos lido atingiu as inúmeras cordas. A abordagem deste livro nas "narrativas da infância de Jesus de Nazaré" é característico seja do ensinamento universal da Igreja seja do estilo pessoal do Papa Bento XVI, o que se evidencia em "Caritas in Veritate": é " sem ceder ao sentimentalismo, por isso é cheio de calor e de participação intensa, capaz de elevar a verdade de Nazaré – em contraste com o "Natal" do mundo complexo bem como outros cuidados incompatíveis.
 
 
O vibrar de uma 'outra corda nos levou ao início da questão: "De onde vem Jesus?". Isto nos leva ao problema de origem, não só no caso de Senhor, mas também de toda a humanidade, e de nós mesmos. Sem a verdadeira resposta a essas perguntas, a vida humana em geral, e a vida cristã em particular é necessariamente desprovida de propósito.
Ainda uma outra corda em ressonância depois da leitura destas faixas nos recordou a essencial unidade da vida de nosso Redentor. Estamos habituados a ver a vida do Senhor, como em geral na maior parte dos acontecimentos, numa sequência espaço-temporal. Isto vale também para o Natal, quando tendemos a recordar somente a cena do nascimento. O Santo Padre coloca em evidência a inteira unidade de vida de nosso Senhor, a total coerência da sua missão terrena em todos os seus momentos, do seu nascimento a sua morte, e mais.
Que mais podemos dizer senão obrigado pela consolação e a fortaleza que só o amor na verdade pode transmitir?

Attila e Julia Gergely, membros do Pontifício Conselho para a Família.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia