Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » O Papa da Família » Um Santuário ao Papa da família     

Um Santuário ao Papa da família    versione testuale


Estamos em Lorenzago, transformado sete vezes, entre os anos '80 e '90, em CastelGandolfo de Cadore; seis as estadias de João Paulo II, uma de Bento XVI. A Região Veneto, através dos Serviços Florestais, transformou um pequeno vale atrás da casa alpina de férias dos pontífices, em uma basílica natural, com altar, ambão, cátedra, escada de madeira. Dominado por um cartaz gigante de São Karol e um capital em lenho que mantém a imagem de Nossa Senhora, em que Ratzinger permanecia em oração.
 
Reportamos algumas passagens significativas da homilia do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, realizada durante a inauguração do Santuário de São João Paulo II.
 
Papa Francisco, no dia da canonização de seu antecessor, o apresentou como o Papa da família. Ele próprio, João Paulo II, confidenciou a seu amigo, agora Cardeal (Caffara, Arcebispo de Bolonha) nos seguintes termos: "Depois de minha morte, eu quero ser lembrado como o Papa da família". Papa da Família foi João Paulo II; Papa do Evangelho da vida. "João Paulo II teve a coragem de defender a família, que é um projeto de Deus escrito em notas claras no livro da vida. Ele defendeu a família enquanto estava se espalhando confusão e agressão pública contra a família, numa tentativa tola de escrever anti-Gênesis, um contraprojeto do Criador", disse o Card. Comastri na homilia da Santa Missa de Ação de Graças pela canonização. A defesa da família está intimamente ligada à da vida. "João Paulo II teve a coragem de defender a vida humana em uma época em que se difundia a cultura do descartável, como expressou reiteradamente Papa Francisco, que é um regresso das civilizações". Vocês todos sabem como estes dois temas, família e vida, estão no coração do Papa Francisco. No consistório de 20-21 de fevereiro deste ano, meditamos com ele sobre a família. No próximo Sínodo Extraordinário (05-19 de outubro) refletiremos sobre o tema: "Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização" e em outubro de 2015, após o Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, chegaremos a um marco inicial com a celebração do Sínodo ordinário sobre o tema: "Jesus Cristo revela o Evangelho da família". Diante de uma cultura globalizada, que perdeu nas últimas décadas, o sabor da família, do matrimónio cristão, do amor, da educação para a fé e os valores, da alegria dos filhos, da presença dos avôs e das avós, do se dar sem retorno, a Igreja tem o dever de explicar a força motriz do Evangelho da família e da vida.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia