Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Separados, divorciados y nuevas uniones » Fieis para sempre     

Fieis para sempre    versione testuale
Acolher os separados, fazê-los encontrar, cuidando deles e restituir-lhes espiritualmente fecundos na Igreja: é este o compromisso que a associação “Separados fiéis” desenvolve há mais de dez anos


Um caminho de espiritualidade desenvolvido para pessoas separadas que fizeram uma escolha de fidelidade, ao matrimonio - sacramento, confirmando a promessa de viver um amor “para sempre”, além dos desafios da falha humana. Nisto consiste a experiencia promovida pela Associação “Separados fieis”, nascida em Milão em 2001 por iniciativa de alguns separados com o apoio e encorajamento do Escritório Nacional para a Pastoral Familiar da Conferência Episcopal Italiana.
São quatro os objetivos que a Associação aponta para fazer chegar aos fieis separados.

Primeiramente o aprofundamento da vida cristã e o revelação do sentido mais verdadeiro da escolha de fidelidade, que não é somente o abster-se de uma nova relação, mas um novo empenhar-se no caminho de seguimento do Senhor; pois, ser sinal de esperança na Igreja e na sociedade, testemunhando com a vida que onde o amor humano não é mais recíproco é possível viver serenamente as mais graves dificuldades, reconhecendo-as como ocasião de crescimento espiritual. O Terceiro objetivo é portanto é portanto permanecer espiritualmente “fecundos”, continuando as próprias tarefas cotidianas no trabalho e na família, de maneira tal – e esta é a ultima finalidade – para levar com coragem para a Igreja a própria experiência, dando a justa relevância as problemáticas e os sofrimentos das famílias separadas: uma riqueza para valorizar e não desperdiçar. Para esta meta os membros de “separados fieis”, reunidos na realidade associativa “Famílias separadas cristãs”, são chamados a colocar-se ao serviço de todos aqueles que vivem a dolorosa experiência da separação com uma acolhida plena, incondicional, purificada de todo julgamento, no pleno respeito das histórias pessoais. A Associação promove, portanto, encontros de oração e partilha, a nível local e nacional, além de cursos de formação. Encontros onde, para fazer-se “um com eles” se está pronto a renunciar de algumas formas exteriores para apontar o concreto, a oração, talvez não muito formal (mas com formas e maneiras concretas) privilegiando sempre a relação com Deus, Pai de todos nós. O caminho de partilha que deste modo se cria, pode portanto reconstruir o tecido fundamental das relações humanas e sociais muitas vezes soltas, em alguns casos destruído, por causa das separações. Se trata portanto de confrontar-se nos relacionamentos de alguns com os filhos, com as dificuldades, as esperanças, os sentimentos: tantas vezes com pesos gigantescos que parecem esmagar e que ao invés disso, por traz da cruz, se esconde a luz do Ressuscitado.
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia