Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Una realidad importantísima    

Uma realidade muito importante   versione testuale
O Papa iniciou ontem o ciclo de catequeses sobre a família resumindo as etapas do último Sínodo


"Agora começamos uma nova etapa, um novo ciclo, e terá como tema a família; um tema que se encaixa nesse tempo intermediário entre duas assembleias do Sínodo dedicado a esta realidade tão importante". Assim Papa Francisco ontem na Praça São Pedro abriu o ciclo de catequeses sobre a família, com foco no Sínodo Extraordinário dos Bispos que foi celebrado em outubro passado, que repercutiu em quatro momentos. A primeira, em que, "após o Relatório inicial do Cardeal Erdö, em que todos os Padres foram capazes de falar, e todos escutavam. E foi atitude edificante de ouvir o que tinham os padres. Um momento de grande liberdade, em que cada um expôs seus pensamentos com sinceridade e com confiança."
A segunda, com a coleta de todas as intervenções até a elaboração de um Relatório, realizado pelo cardeal Erdö e "articulado em três pontos: escutando o contexto e os desafios da família; os olhos fixos em Cristo e o Evangelho da família; a comparação com as perspectivas pastorais". Nesta primeira proposta de síntese , prosseguiu o Papa, "houve a discussão nos grupos, que foi o terceiro momento [...]. Cada grupo no final do seu trabalho apresentou um relatório, e todos os relatórios dos grupos foram publicados imediatamente". Finalmente, uma comissão "examinou todas as sugestões feitas pelos grupos linguísticos e é adaptada para o Relatório Final. [...] Como sempre, foi também aprovada uma Mensagem final do Sínodo, mais curto e mais informativa do relatório".
O Papa disse que pediu aos Padres Sinodais "para falar com franqueza e coragem, e ouvir com humildade, com coragem de dizer tudo o que tinham em seus corações. No Sínodo não houve censura prévia, mas todos puderam - mais deveria - dizer o que ele tinha em seu coração, o que pensava sinceramente "Alguns de vocês - acrescentou Francisco - pode me perguntar" :"Eles brigaram os Padres?”. Mas, eu não sei se eles brigaram, mas falaram forte, sim, de fato. E esta é a liberdade, é a liberdade que existe na Igreja. Tudo aconteceu "cum Petro et sub Petro", isto é, com a presença do Papa, que é uma garantia para todos de liberdade e confiança, e garantia de ortodoxia. E, no final, com a minha intervenção que deu uma breve leitura da experiência sinodal".
Francisco acrescentou que o Relatório final, o ponto culminante de toda a reflexão das Dioceses até então, ontem foi publicado com perguntas dirigidas as Conferências episcopais e por isso se torna a sua Lineamenta do próximo Sínodo. Que, esclareceu, "não é um parlamento", mas "um espaço protegido para que o Espírito Santo possa trabalhar; não houve confronto entre facções, como no parlamento, onde isso é permitido, mas um confronto entre os bispos, que vieram depois de um longo processo de preparação e agora continuar em outro trabalho, para o bem das famílias,da Igreja e da sociedade. É um processo, é Sínodo normal. Agora este Relatio volta nas Igrejas particulares, e assim continuam no trabalho de oração, reflexão e discussão fraterna, a fim de preparar para a próxima Assembleia ".
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia