Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Papa Francisco » Uma família para sonhar    

Uma família para sonhar   versione testuale
No seu discurso em Manila, Francisco convida ao respeito pela vida e adverte contra a "colonização ideológica"


"Enquanto famílias, estais particularmente atentos ao nosso chamado para ser discípulos missionários de Jesus. Isto significa estar prontos para ir além dos limites de suas casas e cuidar de nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Peço-lhe que se interessem principalmente aos que não têm uma família própria, particularmente os idosos e órfãos. "
 
Assim Papa Francisco se destina às famílias que se reuniram há poucos dias, durante a sua viagem às Filipinas, no ginásio de esportes "Mall of Asia Arena" em Manila, com foco no valor do sonho: "Todas as mamães e papais sonharam com seu filho por nove meses. Não é possível ser uma família sem o sonho. Quando em uma família se perde a capacidade de sonhar, as crianças não crescem, e amor não cresce, obscurece a vida e se desliga. Por isso eu recomendo que, à noite, quando você faz um exame de consciência, faça também esta pergunta: hoje eu sonhei o futuro dos meus filhos? [...] Em primeiro lugar, sonhar em uma família. Não perca esta capacidade de sonhar". Quanto às dificuldades na vida do casal, de acordo com o Papa "são resolvidos, se mantivermos um espaço para o sonho, se pararmos para pensar sobre o cônjuge, e sonhamos a bondade que tem as coisas boas. Por isso, é muito importante recuperar o amor através do «projeto» de todos os dias. Nunca deixem de ser namorados! "
"Os pesos que agravam sobre a vida das famílias hoje são muitos" e "muitas famílias ainda sofrem as consequências das catástrofes naturais", no entanto, "enquanto demasiadas pessoas vivendo em extrema pobreza, outros são capturados pelo materialismo e pelo estilo de vida que anulam a vida familiar e as exigências mais fundamentais da moral cristã. Estes são as colonizações ideológicas. A família - disse o Papa - é também ameaçada pelas crescentes tentativas por alguns para redefinir a própria instituição do matrimônio pelo relativismo, a cultura do efémero, a falta de abertura à vida". No entanto, "o mundo precisa de famílias boas e fortes para superar essas ameaças", pois "cada ameaça para a família é uma ameaça para a própria sociedade." Francisco reiterou o apelo para cuidar das famílias: "Vejam nelas o grande tesouro da vossa nação, e alimente-as sempre com a oração e a graça dos sacramentos. [...] Sejam exemplos de amor, perdão e atenção. Sejam santuários de respeito à vida, proclamando - concluiu - a santidade de cada vida humana desde a concepção até a morte natural".
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia