Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Família recurso da sociedade » Sem discriminação    

Sem discriminação   versione testuale
"Igual oportunidades e Direitos nas famílias contemporâneas" é o tema principal deste ano, no dia em que a ONU dedica à família


Como todos os anos em 15 de maio é comemorado em diferentes partes do mundo o Dia Internacional da Família, uma iniciativa promovida pela ONU há mais de vinte anos para sensibilizar a sociedade mundial sobre a importância fundamental que tem a família, a pedra angular do viver bem juntos. O tema para 2015 é "Igualdade de oportunidades e direitos nas famílias contemporâneas."
 
"Na verdade - escreve a Organização das Nações Unidas em uma nota na margem da Jornada deste ano - em algumas regiões da terra a discriminação contra as mulheres, visto a nível familiar, está totalmente aprovada e integrada no quadro jurídico dos Estados e realizada por políticas governamentais. Leis relativas à família realmente codificam a discriminação das mulheres e das meninas, colocando-as em uma posição subordinada aos homens no lar, em seguida, replicando essas desigualdades da comunidade e da sociedade em geral. O costume social de fato, muitas vezes refletem e reforçam as leis existentes que permitem as práticas de desigualdade de gênero que vão ainda violar os direitos das crianças; um destes é, por exemplo aqueles relacionados ao dote, que também pode conduzir ao matrimônio precoce, forçados".
 
O Dia Internacional das Famílias foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993 e reflete a importância dada à família pela comunidade internacional. Esta Jornada ad-hoc oferece a oportunidade de promover uma maior consciência global das questões relativas às famílias e aumentar o conhecimento dos fatores sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias espalhadas por todo o planeta. Em muitos países, durante o 15 de maio, se dá uma oportunidade especial para as famílias para evidenciar, em debates públicos, de diferentes áreas de interesse é de suma importância para o cuidado e promoção da célula fundamental da sociedade. As atividades de divulgação geralmente incluem workshops e conferências, programas de rádio e de televisão, artigos de jornais e programas culturais.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia