Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Família recurso da sociedade » Primária e insubstituível    

Primária e insubstituível   versione testuale
Pela Reunião de Especialistas que teve lugar em Roma, os resultados das investigações sobre a família na Argentina, EUA e Chile


A família é o ideal da grande maioria da população e, de fato, constitui recurso primário e insubstituível para a formação de capital humano e social de cada sociedade. São, estes, algumas das questões levantadas durante o encontro de especialistas, em 18 e 19 de maio, organizado pelo Pontifício Conselho para a Família para apresentar e discutir as pesquisas feitas em vários países sobre o tema "A família como um recurso da sociedade" tendo em vista o VIII Encontro Mundial das Famílias, que se realizará em Setembro, na Filadélfia. No decorrer do encontro, foram apresentados os resultados das investigações realizadas na Argentina, Chile e os EUA, além daqueles estudados na primeira etapa da pesquisa, que envolveu Itália, Espanha, Polônia, Brasil e México.
 
Da italiana foi a pesquisa que tem sido o ponto de referência para o desenho geral do inquérito, que cada país tem então adaptado às suas exigências, seja pela modalidade de elaboração e interpretação de dados estatísticos e qualitativos: O estudo foi também publicado com a editora 'Il Mulino' com o título «Família recurso da sociedade, editado por Pier paolo Donati e com prefácio do cardeal Ennio Antonelli. O encontro foi uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos sobre as condições das famílias em diferentes regiões do mundo, e dos resultados que mostram que a família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher vivendo com seus filhos é o principal apoio de desenvolvimento social, cultural e econômico dos países. Também parece claro que as diferenças que caracterizam os individuais contextos nacionais devido às diferentes tradições culturais e como responder às mudanças trazidas pela globalização é necessário ter em conta na formulação de políticas familiares sob medida para casos individuais. Os resultados complexivos serão expostos no Encontro Mundial de Filadélfia e um resumo da pesquisa está disponível clicando no seguinte link:
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia