Torna in Home Page
 HOME POR » Eventos » As Atividades PCF » Um dom sagrado    

Um dom sagrado   versione testuale
A mensagem de Dom Paglia para a primeira fase do projeto "O grande mistério", da Sagrada Família em Barcelona


"O homem e a mulher unidos para formar a família: Isso era "uma coisa muito boa", o "grande dom de Deus para a criação". A família, que se intitula "a geração da vida" e "a responsável por toda a criação". A família, que "juntamente com Deus deve presidir na história humana, não prevarica-la, mas servi-la, não estragá-la, mas torná-la sempre mais bonita." A família é, "à imagem de Deus" e, portanto, "sagrada", capaz de "dizer algo do mistério de Deus", "revelar o seu plano, deixar transparecer a Sua força de comunhão que impulsiona a ir além de si mesmos e de si mesma". Iniciado a partir do primeiro capítulo do Gênesis, a mensagem de Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, enviada por ocasião do concerto de Andrea Bocelli ocorrido em 28 de maio na Sagrada Família, em Barcelona, a primeira etapa do projeto "O grande mistério. O Evangelho da família, escola de humanidade para os nossos tempos".
 
"O apóstolo Paulo, que rê-lê este mistério primordial à luz de Jesus - disse Pe. Andrea Ciucci lendo a mensagem na igreja repleta - ver o amor entre um homem e uma mulher, é o mesmo de Cristo pela sua Igreja: O grande mistério (cf. Ef 5:32). A família é sagrada, cada família é sagrada, isto é , revelação de Deus" do momento em que "rende-se na história humana à presença de Deus, como a Sagrada Família de Nazaré dá à luz o Verbo Encarnado".
"Hoje somos todos convidados a nos colocar de alguma forma ao lado de Deus" para "contemplar a beleza da Sagrada Família" em um contexto, a igreja de Gaudi, que recolhe "toda a história da salvação reassumindo-a na mesma história da Sagrada Família". Um pensamento foi dirigido a "todas as famílias do mundo, especialmente aquelas marcadas pela ferocidade da história e do egoísmo dos homens"; À noite foi oferecida "a toda a sociedade humana, que está esquecendo a intrinseca relacionalidade que conota o ser humano, condenando-o de fato em uma solidão estéril e triste. Os homens de hoje precisam redescobrir-se, nas suas relações fraternas, amorosas, familiar, filial e sociais. No mistério de amor podemos redescobrir essa dimensão filial que nos torna todos filhos de Deus e membros de sua grande família que - concluiu - é a Igreja".
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia