Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Separados, divorciados y nuevas uniones » "Sob o signo do gradualismo"    

"Sob o signo do gradualismo"   versione testuale
O Cardeal Kasper retoma em um artigo, atualizando-o, o seu pensamento, relativo aos divorciados-recasados


"Uma teologia do matrimônio realista deve considerar o fracasso e a possibilidade do perdão." É conforme reivindicado pelo cardeal Walter Kasper, em um artigo publicado estes dias na revista alemã Stimmen der Zeit (As vozes do tempo).
 
Recuperando e atualizando a sua proposta relativa aos divorciados-recasados, o cardeal aponta como podemos readmiti-los à Eucaristia após um período de penitência, sob a supervisão do bispo, com a pessoa interessada que, com o apoio do confessor, objetivamente reconhece a sua situação e o seu pecado.
 
Depois de recordar quantos especialistas consideram seguras e claras as palavras de Jesus sobre a indissolubilidade do matrimônio, o Cardeal Kasper diz em seu artigo que o que foi dito pelo Senhor sobre esta questão "não é uma 'decisão judicial', mas sim um princípio que Igreja, com a ajuda da autoridade, dada a ela por Cristo, de ligar e desligar, deve ser aplicado no contexto das situações de mudança cultural."
 
Sobre o conceito da indissolubilidade do casamento, ele particularmente declara: "Este é um grande conceito convincente. No entanto, ele não deve levar a uma idealização que está muito longe da vida cotidiana. "Para o cardeal de fato, o matrimônio cristão, que é a ligação entre Cristo com a Igreja, "não pode realizar plenamente esse mistério, mas pode fazê-lo apenas de forma fragmentária ... os esposos permanecem no caminho, e estão sob o signo do gradualismo."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia