Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Separados, divorciados y nuevas uniones » Los separados en apoyo de los separados    

O separados em apoio à separados   versione testuale
Em uma entrevista com o presidente da "Separados fiéis", Ernesto Emanuele, aprofundamos o conhecimento da experiência proposta nos últimos dias neste site


Apresentação do promotor da experiência
  
Ernesto Emanuele, fundador e presidente das Associações "Famílias Separadas Cristãs" e"Separados fiéis", ambos membros do "Fórum das Associações Familiares"; Vive e trabalha em Milão como um empreendedor. Casado há 15 anos, separado por 26 anos, tem três filhos; 25 anos lidando com as famílias separadas
 
A entrevista
1. Como é que, em particular, nasce a sua iniciativa?
 
Tudo começa em 1990, com um discurso inicialmente mais geral e aberto, secular, que depois se concretizou com a associação "Famílias separadas cristãs", em seguida, lentamente foi cada vez mais refinada no âmbito católico "Separados fiéis", em particular, vem da consciência, cada vez mais perceptível e forte, que os separados dentro da comunidade católica são sujeitos e não objetos de cuidado pastoral dedicados a eles As pessoas separadas têm de fato ser ajudadas e orientadas por pessoas que viveram a mesma experiência e sofreram as mesmas dificuldades: não é mais possível pensar em dar-lhes um apoio eficaz a atribuição da gestão deste serviço para os casais regulares, os casais chamado d.o.c. Porque, infelizmente, nós, como uma associação, temos até hoje registrado, é que cada diocese, neste âmbito particular, acolhe os separados de uma forma diferente, não em coordenação com os outros, confiando os cuidados de casais separados a casais casados.
 
2. Quais foram os desenvolvimentos da sua associação nos últimos anos? Quais são os planos futuros?
 
Entre os muitos bons resultados, gostaria de lembrar especialmente um recente, o resultado da batalha pela lei 54 - que é a de custódia compartilhada - que apresentadas nos últimos meses. Mas tão importante, embora, aparentemente, não pode aparecer assim, foi a resposta ao questionário em preparação ao Sínodo Extraordinário sobre a família. Para nós, foi uma oportunidade valiosa para trazer para dentro da Igreja, e, portanto, na sociedade, os casos de fiéis separado. Como uma associação nós representamos, de fato, idealmente mais de 4 milhões de italianos que de 1975 até hoje estão separados; e, destes, cerca de 500 mil na única diocese de Milão
Um fenômeno de dimensões impressionantes que nos levou, há alguns meses, em conjunto com o Instituto de Antropologia, contratou pesquisadores da Universidade Católica um estudo analisando o fenômeno da separação, destacando todos os seus aspectos Os resultados serão apresentados em Janeiro, durante uma conferência.
Muito do nosso trabalho consiste então, bem como acolher os separados, em diálogo com as instituições e organizações como a CEI, o Pontifício Conselho para a Família, e as dioceses, para poder circular em toda parte uma nova sensibilidade em relação ao mundo dos separados, uma sensibilidade, infelizmente, até agora estranha para a maioria.  
 
3. Como se diferem as associações "Famílias separadas cristãs" e "Separados fiéis"?
 
"As famílias separadas cristãs" foi fundada em 1998 e desde então coleciona todas as situações, sem exceção, de separação familiar, incluindo as de casais que tenham residido juntos, que nunca se casaram ou que se casaram no civil. Até agora, esta associação tem ajudado milhares de pessoas. "Separados fiéis" ao invés, fundada em 2001, atende a necessidade de permitir que os crentes separados inseridos na comunidade católica de ter um espaço de encontro, um espaço caracterizado por momentos de formação específica sobre sacramento do matrimônio que lhes permitem desenvolver uma espiritualidade peculiar para levar depois dentro de sua paróquia ou realidade paroquial ou diocesana. Mais de 350 pessoas durante estes anos contou com o apoio e ajuda de "Separados fiéis ."
 
4. Os vossos encontros de testemunho e partilha de "As famílias separadas cristãs" seguem um determinado caminho em termos de conteúdo? Como são organizados durante o ano e qual é a sua duração? Onde se desenvolve e como é possível participar?
Temos cerca de trinta grupos espalhados pela Itália, que se reúnem mensalmente, por exemplo
em Milão, Gênova, Roma e Latina Nos encontros a nível local podem durar um dia inteiro ou algumas horas. No primeiro caso, há sempre um padre que faz uma catequese, neste último, o tempo é dividido em três fases, que são: um momento de partilha, a leitura da Palavra de Deus com suas ressonâncias, e a oração dos solteiros.
Igualmente importantes são então os encontros nacionais, dois por ano. Nós fizemos muitos belos em Verona, Orta San Giulio, Perugia, Bologna, Biella e, recente, em Roma. Nessas ocasiões, geralmente catequese são confiadas aos bispos ou cardeais (no passado, por exemplo, a liderar a meditação foram Cardeal Antonelli e Cardinal Caffara) Também celebramos missas em várias localidades italianas: em Roma, em especial, nos reunimos a cada terceiro sábado do mês na igreja de Santa Maria dos Milagres, Piazza del Popolo, enquanto em Milão a reunião acontece em San Bartolomeo (a partir de dezembro deste ano em San Gioacchino )
 
Qualquer crente separado que deseje entrar em contato com a associação "Separados fiéis" e "famílias separadas cristãs" pode ligar para o número 02/6554736: a participação em nossos eventos é totalmente gratuita.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia