Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Cônjuges santos » Os exemplos do casal Martin     

Os exemplos do casal Martin    versione testuale
Um casal caracterizado da vocação um do outro, pela amizade, e a santificação dos filhos. Eles são os pais de Santa Teresa de Lisieux, canonizados domingo na Praça de São Pedro


"O Sínodo, ao final, apresentará soluções, das indicações pastorais, mas com estes dois santos tem-se dois exemplos concretos de santidade familiar. Santidade da família de duas pessoas, como cônjuges, como pais, que de alguma forma eles souberam, eu me atrevo a dizer, "contagiados" com a santidade de sua filha, apesar de sua filha ter sido canonizada antes dos pais. "Desta forma, o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa vaticana, inaugurou sexta-feira passada a coletiva de apresentação das figuras do casal Louis e Zelie Martin, pais de Santa Teresa do Menino Jesus, canonizados domingo, 18 de outubro, no auge do Sínodo sobre família.
 
"A razão dos exemplares cônjuges Martin - disse o postulador da causa, o Padre Romano Gambalunga - é que, olhando para como eles viviam, podemos redescobrir o que mesmo nos dois Sínodos, o extraordinário no ano passado e o atual, querem nos ajudar a apreciar melhor: que a família não é primariamente um lugar de conflito, um lugar difícil, mas é o lugar onde aprende a se comunicar, onde descobrimos a beleza da relação entre homem e mulher e entre pais e filhos. A família e as relações familiares funcionam quando os cônjuges vivem o seu encontro, a sua história de amor como uma vocação. Ou seja, se acolhem, um e outro, das mãos de Deus, e eles vão em suas vidas sabendo que há é um bom plano, para descobrir juntos, aprendendo a estima, o auto-respeito, e para partilhar todas as situações que ocorrem - boas e nem tanto - encontrando no outro a ajuda, o dom. Igualmente importante, além disso, em um casamento, é viver a relação entre o homem e a mulher como uma amizade: onde há respeito mútuo, onde são cúmplices e se partilha de um projeto comum, e se ajudam a educar os seus filhos. E tudo isso - a vocação de um e outro, a amizade, a santificação da prole - os cônjuges Martin têm sido capazes de viver de forma exemplar, exercitando a paciência, humildade,tenacidade, ternura e confiança, tanto entre si e para seus filhos».
 
Padre Antonio Sangalli, vice-postulador da causa, depois de contar os dois milagres que levaram à canonização dos pais de Santa Teresa de Lisieux - as curas inexplicáveis de duas crianças pequenas, um sofrimento de uma malformação do pulmão e outro, uma menina com hemorragia cerebral - enfatizou que "o fato de que eles são canonizados no mesmo dia em que foram beatificados, o terceiro domingo de outubro, Dia da Missão, lembra como o casal Martin foram educadores missionários de Teresa e como este casal, se invocado pelas famílias em situações graves, se tornam imediatamente próximo a eles."
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia