Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve Resenha da imprensa francófona    

Breve Resenha da imprensa francófona   versione testuale
Dia 16 de março noticias da França, Suíça, Canadá, Síria sobre os temas: a defesa da vida, de barriga de aluguel, migrantes, Festival da famílias, Quaresma, Misericórdia.


• EUROPA/UM DE NÓS
Em 12 de Março, em Paris, cerca de 1200 pessoas se reuniram na abertura oficial da Federação Europeia One of us (Um de nós), que reúne várias associações europeias de defesa da vida. Vários ministros europeus presentes usaram da palavra. Como é mencionado na imprensa pelo presidente da Fundação Jérôme Lejeune, a ideia da federação é a de “continuar a dar o impulso, iniciada em 2012, a nível europeu, a favor da defesa da vida e da dignidade humana”. Naquela época, lembra ele, "uma iniciativa popular foi iniciada com base em dois pedidos. Por um lado, interromper o financiamento a nível europeu sobre pesquisa embrionária; Por outro lado, a abolição do apoio da União Europeia em favor de algumas campanhas que promovem o aborto nos países em desenvolvimento, e não em relação a legislação de alguns Estados-Membros”

• CONSELHO DA EUROPA/BARRIGA DE ALUGUEL
A Comissão para os Assuntos Sociais, da Saúde e da Assembleia de desenvolvimento sustentável do Conselho da Europa rejeitou um relatório intitulado "Direitos humanos e as questões éticas relacionadas com a barriga de aluguel", durante uma reunião realizada em 15 de março, em Paris, por um único voto de diferença. O relatório recomendou enquadrar, e portanto legalizar a barriga de aluguel. Este relatório apresentado pela ginecologista belga Petra De Sutter, causou uma polêmica devido ao seu conteúdo, mas também na pessoa da mesma relatora, diretora de um serviço de procriação assistida, onde fazem barriga de aluguel, e colaboradora de uma clínica indiana de útero em aluguel. Muitas associações manifestaram a sua satisfação com o resultado da votação pelo Comité, incluindo No Maternity traffic, Alliance Vita ou a Confederação francesa das Associações Familiares Católicas.
 
 
• FRANÇA/MIGRANTES
A ação da Igreja na França em favor do acolhimento de estrangeiros muito interessada a imprensa, como neste artigo que fala sobre o trabalho da Caritas francesa, na diocese de Saint-Denis, na periferia norte de Paris, onde há muitas comunidades provenientes da "África ou do Médio Oriente. Uma nova iniciativa de habitação solidária em oito salões paroquiais de departamento de Seine-Saint-Denis mobiliza cerca de 300 pessoas envolvidas no acolhimento “daqueles que estão longe de tudo”.
 
• SUÍÇA/FESTIVAL DAS FAMÍLIAS
O Festival das famílias da diocese de Sion comemorou o seu 20º aniversário em 13 de março, com uma missa das famílias presidida pelo bispo, Dom Jean-Marie Lovey. Numerosos movimentos empenhados na pastoral familiar, como Avifa, as Equipes de Nossa Senhora, Vivre & Aimer, os Focolares, os Percursos Alpha e Revivre. O Festival das famílias foi criado em 1996 pelo então bispo de Sion, o cardeal Henri Schwery
 
• CANADÁ/QUARESMA
Durante a Quaresma, a Conferência Episcopal do Canadá continua a publicar os subsídios para as homilias e as orações dos fiéis para atuar como uma ponte entre a liturgia do domingo e iniciativas pastorais para a vida e a família. Como sempre, as sugestões das homilias e orações estão disponíveis para a oração em família ou pessoal. Eles também podem ser de ajuda para os grupos e as organizações. Os textos para o mês de março estão disponíveis na página web dedicada à vida e à família
 
 
• SÍRIA/MISERICÓRDIA
Enquanto a guerra na Síria já dura cinco anos, o arcebispo maronita de Damasco, Dom Samir Nassar, publicou um fórum no qual acredita que a violência que domina o país é também uma fonte de misericórdia. Neste texto, colocado online pelo Œuvre d'Orient, Dom Nassar refere-se primeiramente a família: “Com doze milhões de refugiados e desabrigados, todos os movimentos de caridade têm sido sobrecarregados pela situação, e só a família, baluarte da sociedade oriental, absorveu o choque e continua a assumir o papel de acolhimento, de consolação de partilha e de apoio”. Para em seguida, acrescentou: “a onda de solidariedade significa alojar umas vinte pessoas em um quarto, compartilhar a vida cotidiana, incluindo uma visita ao cemitério. Estas famílias incorporam a Misericórdia, no silêncio e sem esperar nada em troca”.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia