Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Lituânia: tenha cuidado com a família!    

Lituânia: tenha cuidado com a família!   versione testuale
Foi o apelo que o Papa Francisco deixou as dioceses da Lituânia recebendo no Vaticano os Bispos em sua visita ad limina. Este é o passo mais importante a este respeito.


"Como vocês sabem, neste período toda a Igreja está empenhada num caminho de reflexão sobre a família, sobre a sua beleza, o seu valor, e os desafios que é chamada a enfrentar em nosso tempo. Encorajo-vos também, como Pastores, para dar a vossa contribuição para esta grande obra de discernimento, e sobretudo para ocuidado da pastoral familiar, para que os cônjuges sintam a proximidade da comunidade cristã e sejam ajudados a "não conformar-se com a mentalidade deste mundo, mas ser continuamente renovados no espírito do Evangelho"(cf. Rm 12,2). Na verdade, também o seu País, que já entrou totalmente na União Europeia, é exposto à influência de ideologias que gostaria de introduzir elementos de desestabilização das famílias, fruto de uma mal compreensao no sentido da liberdade pessoal. As seculares tradições lituanias sobre isso vos ajudarão a responder, segundo a razão e de acordo com a fé, a tais desafios."
 
No mesmo dia, o grupo de seis bispos lituanos visitaram nosso Conselho para a Família: um encontro familiar, aberto a escutar uns aos outros, no qual foi sugerido para ligar os vários temas da pastoral familiar (iniciação, a catequese, sacramentos, etc.) na vida da comunidade, no sentido de uma pastoral toda inspirada pela família e a sua vida e levar as famílias para formar uma comunidade calorosa, aconchegante, em que cada um tem o seu lugar e seu papel. A gravidade de uma situação que vê sempre mais difundir-se o individualismo e relativismo, afeta severamente o sacramento do matrimônio.
 
No entanto, de forma positiva, temos várias experiências significativas relatadas pelos bispos lituanos: centros de escuta e de suporte à vida, à preparação para o matrimônio bem difundida, a presença de muitas associações familiares de empenho eclesial e social. Entre as muitas iniciativas para noivos e casais jovens, deve-se notar a da Diocese de Kaunas, onde, durante vários anos, se celebra o dia de São Valentim para namorados e viu a participação crescer para fazer o necessário "a hospitalidade no estádio da cidade, com mais de dezesseis mil participações; eficaz o testemunho de um grande campeão de basquete. Nesta linha a oportunidade de mostrar a beleza da família, com encontros, festas, reuniões resulta mais eficaz do que a linha que iria contrabalançar as tendências e desvios secularizados. A linguagem das boas experiências é aceito e compreendido pelos não crentes.
 
Em resposta a algumas perguntas específicas interveio Mons. Jean Laffitte, secretário de nosso Dicastério sobre o tema da teologia do corpo, o núcleo do ensinamento de São João Paulo II, que tem caracterizado o seu pensamento antropológico e que tem entre outras coisas levado a fundação do Instituto sobre Matrimônio e Família, agora presente em diversos países, a partir do qual - entre outras coisas - já se formaram também alguns brilhantes alunos lituanos.
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia