Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » A importância dos leigos na Africa    

A importância dos leigos na Africa   versione testuale
Visita ad Limina dos bispos da Namíbia e Lesotho recebidos pelo PCF recontam problemas e pontos fortes dos seus países


Foi o Dom Jean Laffitte, Secretário do Pontifício conselho para a Família, a acolher terça-feira, 21 de abril, na sede do dicastério, os bispos da Namíbia e Lesotho, em Roma para a visita ad limina
 
"Para nós - afirma Dom Liborius Nashenda, Arcebispo de Windhoek e Presidente da Conferência Episcopal da Namíbia - um dos desafios mais importantes é a formação permanente do clero, mas também dos diáconos, religiosos e leigos. A presença dos leigos está crescendo cada vez a consciência de que a Igreja pertence a eles também: uma vez - disse Sua Excelência - sentiu excluído, mas agora nós estamos tentando fazê-los entender que todos nós somos parte da Igreja como uma equipe e que só trabalhando juntos podemos ser uma Igreja local, continuando a obra de Cristo, que foi confiada à Igreja."
Os bispos do Lesotho no entanto, pastores de uma Igreja jovem desenvolvida em pouco tempo, indicando um grande ativismo dos leigos na comunidade eclesial no país. A presença deles cresceu muito, após os anos do Concílio Vaticano II, ao mesmo momento do nascimento de pequenas comunidades cristãs.
Olhando para o XIV Sínodo Ordinário sobre a família, marcada para outubro, os bispos namibianos têm finalmente dito para tratar de uma atenção especial para a pastoral da família, e em especial, a preparação de casais para o matrimônio. Mesmo na Namíbia, na verdade, como em outros Países africanos influenciados pelo estilo de vida ocidental, estão diminuindo os matrimônios cristãos, aumentando a coabitação. Por isso, sentimos a necessidade de investir mais esforços para treinar os jovens sobre o verdadeiro significado deste sacramento e valores familiares.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia