Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Avós e idosos » Apreciar para acolher    

Apreciar para acolher   versione testuale
A intervenção de Dom Tomasi na Organização das Nações Unidas sobre os idosos: "O ideal é permanecer na família"


Para os idosos o ideal é "manter-se dentro da família, com a garantia de assistência social eficaz às necessidades que implicam a idade ou doença." Disse o monsenhor Silvano Tomasi , observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em discurso na reunião de 16 de Julho, com foco em pessoas idosas.
 
"Refletindo sobre as sessões anteriores, é claro - disse - que existem preocupações sobre as graves lacunas existentes na proteção dos direitos dos idosos, e que ainda não há acordo sobre como lidar com eles. Alguns falaram de estabelecer novos mecanismos semelhantes à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; outras salientaram a necessidade de insistir nos compromissos que os Estados já tomaram a este respeito; outros pensam que o Plano Internacional de Madrid para Ação sobre o Envelhecimento já contém medidas a tomar para proteger os direitos dos idosos."
Certamente em comparação a um aumento na expectativa de vida média", se tornará cada vez mais importante - disse Mons. Tomasi - promover uma atitude de aceitação e valorização dos idosos, para integrar sempre melhor na sociedade. [...] A este respeito, é essencial promover políticas e sistemas de formação que proponham uma abordagem alternativa para a 'cultura do descartável' "determinando que julgue os seres humanos simplesmente em base no que eles produzem. Assim, as pessoas idosas muitas vezes se sentem inúteis, apenas porque eles perderam o seu papel na sociedade." No entanto, "compreender o valor do envelhecimento e a contribuição dos idosos para a nossa sociedade é - disse o observador permanente - um dos antídotos mais importantes para combater a tendência para reduzir pessoas idosas em termos puramente utilitaristas. É a única maneira de ter um mundo livre e plenamente respeitoso dos direitos dos idosos".
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia