Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Família recurso da sociedade » Recursos e fonte    

Recursos e fonte   versione testuale
Dom Paglia a um encontro em Florença: "Ter no coração uma realidade, não uma ideia"


Relembrou a imagem das famílias reunidas na Filadélfia na semana passada, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, na abertura do seu relatório sobre "Família como um recurso para a sociedade" no âmbito do encontro sobre "Família, mudanças sociais e novas formas de pobreza "ocorrido sexta - feira, 2 de outubro na Universidade de Florença.
 
“A nível mundial - disse ele - o debate sobre a família que hoje se centra numa única questão de fundo: a assim chamada família natural (seja nuclear, ou, constituída pelo casal estável homem e mulher com seus filhos, seja ela alargada, ou seja, incluindo parentes próximos no agregado doméstico) ainda é um recurso para a pessoa e para a sociedade, ou é um resquício do passado que dificulta a emancipação dos indivíduos e do advento de uma sociedade mais livre, igualitária e feliz? Certamente, a família hoje está perdendo as proteções do passado e agora conduz em mar aberto para uma sociedade que não é a mais favorável, mas na melhor das hipóteses a torna indiferente. Indivíduos fazem família nas mais diversas maneiras e a sociedade os encoraja a máxima variabilidade. Mas quais são as consequências? E ainda: o que fazer?”.
O presidente do Pontifício Conselho para a Família citou uma pesquisa realizada em vários países (Itália, Polônia, Brasil, Espanha, Estados Unidos, México, Argentina, Chile), que mostra que "a família, nuclear (predominantes nos países mais modernizados) ou parentesco estendido (nos países em desenvolvimento), é o principal recurso da sociedade e continua a ser uma fonte vital dessas sociedades que são os portadores do futuro. A razão para isso é simples: é da família que provém o capital humano, espiritual e social primário da sociedade”. A partir deste flui uma série de exigências, incluindo reportar "a família no coração do debate, no centro da visão da política e da própria economia, bem como da Igreja, não para ser uma realidade fechada em si mesma, mas como um motor para ir além de si mesma. "Para a família, "escola da alteridade", é necessário "reconhecer uma nova cultura dos direitos": "Chegou o momento para os assuntos sociais e instituições que pretendem defendê-la, para comprovar na prática, de ter no coração uma realidade e não uma ideia. Por um lado, reconhecendo as mutantes condições em que a família vive hoje, com as quais tem de lidar diariamente, e por outra parte mostrando concretamente de querer fazer tudo o que está na sua capacidade de apoia-la, valorizá-la, em seu delicado e papel social precioso. Muitas etapas tem que ser feito, tanto pela política e pela sociedade civil que pela Igreja”.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia