Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Família recurso da sociedade » Famílias ao centro    

Famílias ao centro   versione testuale
O PCF no Fórum Demográfico em Budapeste


Quinta-feira, 5 de novembro, o nosso Presidente, Sua Excelência Dom Vincenzo Paglia, falou da família e do desenvolvimento humano no Fórum Demográfico em Budapeste, intitulado "As famílias ao centro". Imediatamente após a entrega de uma mensagem especial de Sua Santidade, o Papa Francisco, Sua Excelência também pronunciou o seu discurso oficial diante da plateia , incluindo eminentes autoridades, tanto civis e eclesiásticos, como o Sr. Viktor Orbán, o primeiro-ministro da Hungria, os parlamentares de vários países europeus, a União Europeia e do Conselho da Europa, e representantes das Igrejas e comunhões eclesiais, incluindo Sua Eminência, o Cardeal Peter Erdo, Arcebispo de Esztergom-Budapeste. Da mesma forma, Sexta-feira, 6 de novembro, o Monsenhor Carlos Simon Vazquez, nosso subsecretário, deu uma palestra para os distintos participantes com o tema da família como um recurso para a sociedade.
 
Sua Excelência recordou a visão do Concílio Vaticano II sobre a família, como uma "escola de profunda humanidade" (GS, 52), destacando que, desde a instituição natural da família é o único lugar para o potencial máximo de cada pessoa humana dentro de nossa sociedade, a questão de como promover políticas abrangentes e convincentes da família se traduz em investir no melhor para que o capital social e humano se regenere.
 
«No centro de muitos problemas sociais - disse o nosso Presidente - está a exaltação do indivíduo, cujos direitos muitas vezes prevalecem sobre os da família ". Assim, Sua Excelência o Senhor afirmou: "Onde quer que a família esteja enfraquecida, se mina a própria sociedade».
 
Além disso, tanto o nosso Presidente quanto o nosso subsecretário, juntos, têm afirmado que a família não é um fardo para o indivíduo, mas o lugar onde cada pessoa oferece o melhor potencial para o desenvolvimento humano e a autorrealização. A família é a maior realidade que mais transborda de recursos e que permite aos seus membros de amadurecer e progredir na vida, permitindo-lhes oferecer, por sua vez, um serviço produtivo e carinho para as suas famílias e aos seus concidadãos. Falando da pesquisa empírica promovida pelo nosso Conselho, e conduzida na Argentina, Brasil, Chile, EUA, Espanha, Itália, Polônia e México, e Sua Excelência e o monsenhor Simon Vazquez enfatizaram que as famílias de pais casados e de pelo menos dois filhos, demonstraram ser predominantemente produtivas em relação ao bem-estar humano e social. Por outro lado, eles então explicaram como a nossa pesquisa científica comprova claramente que as pessoas com um background familiar tendiam a não se beneficiar do mesmo nível de estabilidade emocional e material. Com significativa melhor oportunidade para evitar o fracasso escolar, psicológico ou doença física, bem como de recorrer a políticas sociais para enfrentar os vícios, a unidade da família - afirmaram nosso Presidente e nosso subsecretário - composto por pais e filhos casados, necessitam de mais promoção da cultura, na lei e nas políticas sociais, de modo a incentivar os cidadãos a escolher esta forma doméstica de vida para um maior bem pessoal, tanto materiais como humanos, além da sociedade comum em geral.
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia