Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Promessa mantida    

Promessa mantida   versione testuale
D. Paglia reúne com as famílias sírias em Damasco


A promessa foi feita diante do Papa e um milhão de pessoas no final do Encontro Mundial de Filadélfia: O Evangelho de Lucas entregue pelo Papa para as famílias dos cinco continentes devia chegar a Damasco, às famílias sírias atingidas pela guerra, representadas naquele momento pelos cônjuges Sargi com seus três filhos. O gesto simbólico foi imediatamente associado a uma angariação de fundos para apoiá-los durante o inverno duro e incipiente.
 
A entrega do Evangelho de Lucas em árabe e os fundos angariados foi, assim, o centro da jornada de D. Paglia, Presidente do Pontifício Conselho, na Síria, dia 15 de novembro. Durante a celebração presidida pelo Patriarca Laham III na catedral melquita cheia de famílias e crianças, Dom Paglia exortou e apoiou as famílias presentes, afirmando:
"Eu lhes trago o medicamento do Papa que cura o coração, o que nos torna fortes, que nos torna capazes de reconstruir um país: o Evangelho de Lucas. É o Evangelho da misericórdia, que comove diante de tantas crianças que sofrem e os dramas dos jovens. É o Evangelho que conforta os idosos que veem ao seu país em um momento tão difícil. Este pequeno livro é uma pequena luz: aparece na noite escura, acende uma esperança de paz. Vos damos este Evangelho em mãos acolha-os no coração. Vocês são a esperança de uma Síria mais bela"!
 
Diversas reuniões foram realizadas em que o rosto da bela Síria tem se mostrado: as freiras que trabalham em hospitais, os salesianos que reúnem todos os dias centenas de crianças nas escolas e no oratório da cidade, os voluntários que diariamente visitam as famílias nos bairros pobres, os cristãos envolvidos em vários campos da vida eclesial e social do país. Precisamente neste últimos, numa reunião organizada pelo Patriarca Laham e o Núncio D. Zenari sobre "Família e sociedade de hoje", disse D. Paglia:
"Para a família que Deus confia o cuidado da criação e das gerações. O homem ea mulher têm a responsabilidade conjunta do mundo e da sociedade. Especialmente as famílias cristãs não podem permanecer fechados em si mesmos; devem sair para tornar o mundo mais humano, mesmo a Síria. Precisamos pensar juntos, sonhar juntos, para planejar o futuro dos nossos filhos e para isso, os cristãos são indispensáveis. A Síria e o Médio Oriente sem os cristãos morrem. [...] Os cristãos nunca podem ser fundamentalistas. A nossa cultura traz tolerância e civilização. Para todos! Nós não somos mais fortes do que grandes exércitos, mas pelo amor invencível e inteligente de Jesus".
 
As palavras tornaram-se mais castas e íntimas em encontros com a população diretamente afetada pela tragédia da guerra: a família, onde uma bomba matou duas crianças de 10 e 3 anos que brincavam na varanda e que decidiu hoje dar à luz a um novo bebê, meninos feridos por um morteiro sob o ônibus escolar (o lançamento de bombas sobre a cidade de Damasco é deliberadamente feito em horários fora das escolas). A trágica realidade confirmada em números e nas leituras durante o encontro com os chefes de delegação da UNICEF que atuam na Síria: quatro mulheres preocupadas e comovidas com o que veem todos os dias e tentam se conter.
A viagem também foi uma oportunidade para uma série de reuniões de curta duração com várias autoridades da igreja local, incluindo o Patriarca maronita, Cardeal Boutros Rai, reuniu-se na fase libanês da viagem, e o patriarca ortodoxo síria de Damasco, Sua Santidade Inácio Aphrem II. 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia