Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Família recurso da sociedade » Com alegria, na direção de um mundo transformado    

Com alegria, na direção de um mundo transformado   versione testuale
No dia 8 de dezembro de 1965 se promulgava a Gaudium et Spes, um verdadeiro e próprio encorajamento à Igreja e às famílias para entrar em diálogo com o homem moderno


«Os cristãos, resgatando o tempo presente, e distinguindo o que é eterno das formas mutáveis, promovam com empenho o bem do matrimónio e da família, com o testemunho da própria vida e cooperando com os homens de boa vontade; deste modo, superando as dificuldades, proverão às necessidades e vantagens da família, de acordo com os novos tempos. Para alcançar este fim, muito ajudarão o sentir cristão dos fiéis, a rectidão de consciência moral dos homens, bem como o saber e competência dos que se dedicam às ciências sagradas» (GS 52).
 
 
Interligar laços profundos com todos os homens que vivem no mundo e que desejam o bem. Foi este o convite explícito, dirigido à Igreja e às famílias, contido no interior da constituição pastoral Gaudium et Spes, criada no Concílio Vaticano II e promulgada por Paulo VI em 8 de dezembro, há 50 anos atrás.
E para deixar mais tangível este acontecimento, hoje recomendamos uma parte do documento, inteiramente dedicado à analizar a essência do matrimônio e da família – em qualquer tempo alegria e esperança do ser humano – em relação à sociedade moderna.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia