Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Cônjuges santos » A beata da qual inspirar-se     

A beata da qual inspirar-se    versione testuale
O nome dela é Isabel Canori Mora, mãe, e uma filha da Ordem Terceira Trinitária, e recentemente foi o aniversário de seu nascimento: uma figura extraordinária que suportou tudo para converter seu marido desregrado, apoiar as suas filhas e prestar socorro às famílias em dificuldades


"Tal mãe não se encontra no mundo. E eu não sou digno de ser seu marido. "Assim, o marido de Isabel Canori Mora - beata desde 1994 - se expressou diante das filhas sobre a mulher, que em vida havia feito sofrer.
 
Uma história exemplar que, mesmo ao lado do nascimento de Isabel - 21 de novembro de 1774 - pode ser útil para cônjuges de hoje e os muitos problemas que colidem todos os dias.
Isabel Canori, de fato, nasce em Roma, de uma família rica, proprietários de terra, profundamente católicos. Aos 22 anos ela se casou com um jovem advogado, Thomas Mora, aparentemente um ótimo partido: culto, educado, religioso, bem estabelecido em sua carreira. Mas a felicidade inicial dos jovens, resultando em casamento, é rapidamente destruída pela fragilidade psicológica e emocional de seu marido, que se relaciona em um laço clandestino com uma mulher de baixa condição com a qual desperdiça a fortuna da família, trazendo os seus entes queridos à indigência.
No entanto, ele não abandona sua esposa ou suas duas filhas chegando em casa regularmente, depois de estar todo o dia longe da família, apenas tarde da noite, destruído pela vida desordenada. Isabel então opta por uma total fidelidade a seu marido e as duas filhas, que mantêm esforçadamente com o próprio trabalho. Ela retira a sua força da oração intensa, de sua fé pertencente a Ordem Terceira Trinitária, e pela convicção de que o sacramento do matrimônio realmente associada de forma indissolúvel e valiosa a pessoa de seu marido. Isabel sabe que a fidelidade que ela reserva ao cônjuge, mesmo se imerecida, é devida a Jesus; e honra até o fim o sacramento recebido, mesmo se, totalmente negligenciada por Thomas, de uma forma dolorosa e solitária.
Mas é desta forma que entra em um relacionamento com Jesus cada vez mais íntimo e familiar, místico e alegre, que se reflete em uma infinita caridade cheia de prodígios de amor, praticado pela ajuda dada às famílias em necessidade e da educação constante de suas filhas. Suas visões místicas, junto com as profecias da Igreja, estão contidas em seu diário volumoso. Neste documento importante e valioso, a beata revela, em várias e dramáticas páginas, a desordem religiosa e éticas dos homens de hoje. Thomas, muito preocupado com a santidade de sua esposa, em primeiro lugar chega mesmo a zombar dela por sua devoção ao seu relacionamento - que ele sabe ser totalmente gratuito e - cada vez mais impressionado com o amor dado sem qualquer contrapartida, à morte de Elisabetta, lhe vem a conversão, tornando-se primeiro frade franciscano conventual e depois um sacerdote, realizando assim plenamente as profecias sobre sua conversão feita bem antes pela esposa. João Paulo II em 1994 - o Ano Internacional da Família - beatificou conjuntamente Elisabetta Canori Mora e Gianna Beretta Molla chamando-as de "mulheres de amor heróico".
A beata Isabel Canori Mora, morreu no dia 05 de fevereiro de 1825 (o dia da sua memória), agora está enterrada na igreja de San Carlo alle Quattro Fontane, Roma, onde na sacristia são preservadas as suas memórias pessoais.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia