Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Avós e idosos » A vocação da terceira idade: O testemunho    

A vocação da terceira idade: O testemunho   versione testuale
Milhares de idosos, exortados pelo Papa, entregando pessoalmente o Evangelho a uma praça de São Pedro lotada. Este foi o simpático gesto promovido domingo, após o Angelus, pela Esmolaria Pontifícia e do PCF


«Gostaria de renovar o gesto de doar um Evangelho de bolso . É o Evangelho de Lucas,que lemos aos domingos do ano litúrgico. O livreto foi intitulado como segue: “O Evangelho da Misericórdia de São Lucas.” Na verdade, o evangelista relata as palavras de Jesus: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, que inspiraram o tema deste ano jubilar. Lhes serão distribuídos gratuitamente pelos voluntários do Dispensário Pediátrica Santa Maria, no Vaticano, com alguns anciãos e os avós de Roma. Como são merecedores os avôs e as avós que transmitem a fé aos seus netos! Convido você a tomar este evangelho e a ler um versículo todos os dias. Assim, a misericórdia do Pai habitará em vosso coração e poderão levá-la a todos que encontrar ».
 
Assim Papa Francisco, no final do Angelus deste domingo na qual recorreu o terceiro ano de seu pontificado, convidou cerca de mil idosos a serem fisicamenteportadores da Boa Nova, na Praça de São Pedro, através da doação de uma cópia do Evangelho de Lucas aos fiéis presentes.
A iniciativa, promovida pela Esmolaria Pontifícia com a colaboração do nosso dicastério, tem visto o envolvimento dos idosos de diferentes paróquias de Roma (incluindo São Gaetano, Jesus Divino Mestre, São Roberto Belarmino, San Giuseppe al Trionfale) e de muitas associações em toda a área (ACLI, Itália Senior Federanziani, Famílias Novas, ALATEL Lazio, Anla, FnpCisl Roma e Rieti, Federcentri, Médicos católicos italianos, Forum associações familiares de Lazio ) coordenados pelo Centro da pastoral familiar do Vicariato de Roma.
Em particular, Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, ao comentar o gesto mais do que simbólico expressado pelos idosos na Praça de São Pedro, ele quis sublinhar a beleza lembrando que «no aniversário da eleição do Sumo pontificado do Papa Francisco, centenas de idosos estão ao seu lado para compartilhar a missão comum de todos os cristãos: de anunciar a Boa Nova de Jesus ao mundo inteiro. Em uma sociedade que continua a rejeitar o que é velho e aparentemente improdutivo, a comunidade cristã lembra fortemente a dignidade e a preciosidade de cada homem e de cada mulher. Os idosos não devem, não podem ficar em casa: tem uma tarefa e uma vocação; especialmente aos mais jovens que deles necessitam, do seu anúncio, e seu testemunho!».
 
 

 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia