Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve resenha da imprensa francófona    

Breve resenha da imprensa francófona   versione testuale
Em 23 de março de 2016 Notícias do Senegal, França, Índia e Alemanha sobre os seguintes tópicos: células de escuta, São José, visita as famílias, semana para a vida.


• SENEGAL/CÉLULA DE ESCUTA
A diocese de Dakar, Senegal, está prestes a abrir uma célula para casais, famílias e pessoas solteiras que querem explorar temas relativos à família. O anúncio foi feito pela Comissão Diocesana da Família e da Educação, em 17 de março de 2016. Esta célula propõe "uma estrutura que permite um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, escuta e partilha, toda quinta-feira das 9h30 às 16h" precisa o portal da diocese de Dakar. Segundo o padre Joseph Bouré Dioh, a frente da Comissão, esta nova estrutura da pastoral familiar na diocese de Dakar corresponde ao desejo de ter em conta a exortação do Papa Francisco no final do último Sínodo sobre a família, que pediu de repensar a pastoral familiar .
 
• FRANÇA/SÃO JOSÉ
Não só São José é o santo padroeiro da Sagrada Família de Nazaré, mas assim é também da família eclesial, recordou o Cardeal André Vingt-Trois, arcebispo de Paris, 19 de março de 2016, durante uma missa celebrada na festa de São José, na sede de Paris da Congregação das Irmãzinhas dos pobres. "Como o protetor da família eclesial, precisamos, às vezes, confiar e entregar o dia a dia de nossas famílias. Se ele é o protetor da família eclesial, é também de todas as famílias. Na dor, tristeza, nós sabemos o que esta experiência de vida familiar pode ser fragilizzata e se tornar difícil ", disse ainda o Cardeal Vingt-Trois em sua homilia.
 
• ÍNDIA/ASSEMBLEIA PLENÁRIA
Os bispos católicos da Índia se encontraram no último 2 à 9 de março, em Bangalore, na 32ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal, cujo tema foi " Ajudar a Igreja a enfrentar os desafios de hoje." Nesta ocasião, relata a Eglises da Asie, a agência de informação das Missões estrangeiras de Paris, os bispos exortaram o clero para ajudar a melhorar a vida das famílias. Diversas pistas foram apresentadas multiplicar as visitas às famílias, tornar a preparação para o sacramento do matrimônio mais intensa, desenvolver programas de escuta de casais e famílias e criar uma dinâmica paroquial que permite a estar atentos aos fiéis e para cuidar dos mais fracos , incluindo os idosos. Conferência Episcopal Católica da Índia, composta por 178 bispos em 171 dioceses, é a mais importante conferência dos bispos da Ásia e a 4ª maior do mundo.
 
 
• ALEMANHA/SEMANA PELA VIDA
De 9 à 16 de abril próximo, os católicos e os protestantes evangélicos da Alemanha vai comemorar a tradicional Semana ecumênica para a Vida, uma iniciativa criada há mais de 20 anos com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre a defesa da vida desde a concepção até seu fim natural. O anúncio foi feito pela Conferência Episcopal da Alemanha em seu site, em 22 de março. Este ano, será destacado o tema da dignidade das pessoas idosas. A semana será aberta com um culto ecumênico na Catedral de Mainz, presidida pelo bispo, cardeal Karl Lehmann, juntamente com o Cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, e Heinrich Bedford-Strohm, presidente do Conselho da Igreja Evangélica da Alemanha. Localmente, vários eventos serão organizados em escolas e paróquias para conscientizar sobre as condições de vida dos idosos.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia