Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve resumo da imprensa francófona    

Breve resumo da imprensa francófona   versione testuale


Em 01 de julho de 2016 notícias do Canadá, Filipinas, Índia, Suíça, Estados Unidos, Togo e no Iraque sobre as seguintes questões: a legalização da eutanásia, do incentivo à contracepção, proteção das mulheres, o suicídio assistido, Exortação Apostólica Amoris Laetitia, famílias de refugiados.
 
 • CANADÁ/EUTANÁSIA
“A recente aprovação do projeto de lei C-14, que legaliza a eutanásia e o suicídio assistido em nosso país, é uma decisão histórica deplorável que mostra a falha de nosso governo e, portanto, da nossa sociedade, para garantir uma autêntica proteção humana para as pessoas que, entre nós, estão sofrendo e são vulneráveis”, disse Mons. Douglas Crosby, bispo de Hamilton e presidente da Conferência dos Bispos católicos do Canadá em um comunicado tornado público em 27 de junho. Da sua parte, a Organização Católica para a Vida e Família (OCVF) afirmou em 23 de junho que “nossas vozes (devem) continuar a ser ouvida não só para defender claramente a dignidade de cada vida humana, desde a concepção até a ordem natural, mas também para exigir com força uma proteção eficaz da consciência de uma extremidade a outra do Canadá ”.
 
•FILIPINAS/CONTRACEPÇÃO
O novo Presidente da República das Filipinas desafia a Igreja em relação à contracepção, relata o diário católico francês “La Croix”. Em 27 de junho, de fato, considerando que os nascimentos, “numerosos nas Filipinas”, levando famílias para a pobreza, o chefe de Estado anunciou a sua intenção de promover a contracepção artificial “de modo intensivo”, elogiando o programa de planejamento familiar que tinha implementado em Davao, quando ele foi prefeito desta cidade.
 
• ÍNDIA/PROTEZIONE DAS MULHERES
Na região de Jammu e Caxemira, de acordo com a agência de informação das Missões Exteriores de Paris Eglises d'Asie, encontram mulheres que são agredidas que encontram um estatuto familiar e social através do programa empresarial promovido pela Sociedade Católica de Serviços Sociais (CSSs) Caritas da diocese de Jammu-Srinagar, em que os participantes, graças à oficina de ajuda mútua, aprendem os conceitos básicos necessários para iniciar uma atividade econômica, através de um estágio para poupança ou a assinatura de um microcrédito.
 
•SUIÇA/SUICÍDIO ASSISTITO
Na Suíça, até agora, bem mais de 100.000 as pessoas que estão ligadas a uma organização do suicídio assistido. Ele ainda fala de reivindicar a possibilidade para as pessoas que não estão no fim da vida para ser capaz de organizar mais facilmente a sua própria morte, explica a Conferência dos Bispos Suíços em um comunicado publicado em 1 de Julho. Mons. Felix Gmür, bispo de Basileia e vice-presidente do CES foi claramente expresso, numa conferência de imprensa em Berna, a sua oposição a uma morte programada. Além disso, um folheto publicado pela Comissão Nacional de Justiça e Paz, a Igreja Católica pretende desenvolver a discussão pública sobre a autonomia, a fragilidade, a morte e o suicídio assistido; Este folheto está disponível nesta página do site da CES.
 
•STADOS UNIDOS/SUICÍDIO
De acordo com um recente estudo americano, relata o portal de informações suíço cath.ch, as mulheres católicas que frequentam regularmente serviços religiosos têm um risco de cometer suicídio cinco vezes menos do que a média da população feminina. Estes resultados reforçam, na comunidade científica, a ideia de que haja uma correlação positiva entre a prática religiosa e saúde mental. Esta pesquisa foi publicada 29 de junho de 2016 pelo jornal JAMA Psychiatry, American Medical Association, com o pano de fundo de um preocupante aumento da taxa de suicídio de mulheres americanas.
 
•TOGO/AMORIS LAETITIA
A Conferência dos Bispos do Togo reuniram-se em sessão plenária de 14 a 17 de junho em Lomé. Entre as questões discutidas, como indicado em uma declaração fornecida pela maneira como no site da Diocese de Kpalimé, a Exortação Apostólica pós-sinodal sobre a família “Amoris Laetitia” do Papa Francisco. Os bispos traçaram as orientações pastorais que serão tomadas em diferentes níveis sobre este assunto, para ser lido no documento.
 
•IRAQUE/FAMÍLIAS
Em Erbil, capital do Curdistão iraquiano, 38 famílias foram alojadas pela associação francesa Fraternité no Iraque. No acampamento de refugiados de Ashti, onde 7.000 pessoas deslocadas vivem, em 38 novos contêiners, pago pelo governo do Curdistão, foram constituídas através da Fraternité no Iraque, permitindo que 38 famílias a viverem em condições decentes à espera de um retorno a suas cidades.
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia