Torna in Home Page
 HOME POR » Sociedade » Família recurso da sociedade » Foco sobre a família    

Foco sobre a família   versione testuale
Da Fundação Novae Terrae e Universidade Católica de Milão o 1o Relatório sobre direito a família no mundo 2015-2016


Analisar as características da família, destacando em particular as relações internas e externas, e verificar se e como seja possível “fazer família” em diferentes contextos geográficos e culturais. Nascido com esses objetivos, o primeiro relatório sobre a família no Mundo através do Índice Global Independente sobre Família (IGIF), que leva a assinatura de Fundação Novae Terrae e da Universidade Católica de Milão.
“O Relatório analisa 46 países e faz parte do direito humano fundamental que é a família”, diz Luca Volontè, diretor da Fundação Novae Terrae, acrescentando que “o Índice Global independente sobre a Família é construído a partir de indicadores estatísticos presentes nos dados base internacional, em comparação com a dimensão estrutural da família e a recursos econômicos e sociais para a assistência”.
Ao índice geral IGIF contribuem 4 dimensões: o sub-ratio “estrutural”, isto é, da presença de filhos e a estabilidade da relação conjugal; o subíndice “Recursos econômicos” da unidade doméstica, ou os recursos econômicos que a família pode contar; o subíndice “recursos contextuais”, que inclui serviços para o cuidado e a possibilidade de conciliar a vida familiar e trabalho; e subíndice “recursos sociais”, que se refere à qualidade das relações internas e externas para a família.
No topo da lista incluem a Dinamarca, Nova Zelândia, Suécia, Noruega, seguida por Israel, Alemanha, Suíça, Lituânia, Rússia e Islândia, a Bélgica e a Estônia com níveis discretos do Índice. A Itália ocupa o trigésimo nono lugar, seguido apenas pela Sérvia, Polônia, República Checa, República Eslovaca, Peru, Croácia e Macedônia.
A articulação dos subíndices revela situações complexas e variadas: há países em que, apesar do apoio das funções de recursos econômicos e serviços de apoio são elevados, a dimensão estrutural em termos da presença de filhos e disseminação de matrimônio que continua a ser baixa: é o caso da Dinamarca, Nova Zelândia, Suécia, Alemanha. Em outros, bem como para ter poucos filhos e elevada instabilidade conjugal, recursos econômicos e contextuais são escassos: é o caso da Itália, mas também a Grécia, México, Romênia, Sérvia, Polônia, Eslováquia, Croácia e Macedônia.
O relatório completo, um trecho do que está disponível no www.novaeterrae.eu, também inclui um estudo detalhado sobre direito de família, numa perspectiva comparativa e sobre solidariedade entre gerações.
 
Para solicitar o relatório completo por favor escreva para: contact@novaeterrae.eu ou clique aqui :

Neste link o resumo do relatório em italiano

Neste link o resumo do relatório em Inglês

 


 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia