Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve Resumo da imprensa francófona    

Breve Resumo da imprensa francófona   versione testuale


Notícias, 08 de julho de 2016, provenientes da Europa, França, Canadá, África, Índia, sobre os seguintes temas: Exortação Apostólica Amoris Lætitia, guia de orações para as famílias, Assembleia Plenária do SCEAM, a eutanásia, útero de aluguel.
 
 
• EUROPA/FAMÍLIA
“Integrar, comunicar e gerar”: este foi o tema do 44º encontro dos Secretários Gerais das Conferências Episcopais da Europa que teve lugar em Berlim, Alemanha, a partir de 30 junho a 3 julho de 2016. As observações vêm no site da Igreja Católica na França, em uma declaração publicada em 4 de Julho. Uma sessão de trabalho foi dedicada à solidariedade às famílias, a luz Exortação Apostólica “Amoris laetitia”. O arcebispo de Berlim, Dom Heiner Koch, que também é presidente da Comissão para o matrimônio e a família da Conferência dos Bispos da Alemanha, disse com entusiasmo sua experiência pessoal durante a sessão do Sínodo dos Bispos sobre a família em outubro de 2015. Por sua vez, o secretário do CCEE Dom Duarte da Cunha, apresentou um breve relatório sobre o que as várias conferências de bispos estão fazendo para implementar as instruções contidas na Exortação do Papa Francisco.
 
 
• CANADA/ORAÇÃO
A Conferência dos bispos católicos canadenses continua a publicação de dicas para pistas de homilias e para a preparação das orações dos fiéis para fazer a conexão entre a liturgia de domingo e a iniciativa pastoral para a vida e a família. Os textos propostos para o mês de agosto de 2016, disponíveis nesta página, contendo sugestões para o período do 19º Domingo do Tempo Comum, 07 de agosto, até o 22º domingo do Tempo Comum, 28 de agosto.
 
 
• SCEAM/FAMÍLIA
“A família na África, ontem, hoje e amanhã: à luz do Evangelho”: este será o tema da 17ª assembleia plenária do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) a ser realizada em Luanda, capital de Angola, de 18 à 25 de julho de 2016, indica o site da diocese de Dakar, capital do Senegal. Este tema foi adotado após uma consulta das Conferências Episcopais envolvidos. Mais de 100 bispos africanos são esperados para participar deste encontro.
 
 
ÍNDIA/ÚTERO DE ALUGUEL
Na Índia, após o início das novas regras para evitar abusos estão desenvolvendo redes clandestinas, relata esta semana a agência de informação das Missões Exteriores de Paris Eglises d'Asie. O tráfico de óvulos e o útero de aluguel estão prosperando na Índia, diz a agência. Estas ações dão a possibilidade de mulheres pobres poder ajudar a sua família sair da miséria, sob determinados casais se tornarem pais, e as clínicas e intermediários ficarem ricos.
 
 
• FRANÇA/EUTANÁSIA
Uma novidade na cena do “Caso Vincent Lambert”, em homenagem ao 39 anos de idade do paraplégico francês, em um estado de consciência mínima após um acidente de carro em 2008, foi revelado pela imprensa francófona. O tribunal tem, de fato decidido que a proteção de Vincent Lambert seria confiada precisamente a sua esposa, Rachel Lambert, favorável à interrupção da alimentação artificial de seu marido. A decisão do Tribunal de Recurso de Reims confirmou em 8 de Julho, a decisão do juiz das proteções que tinham confiado, em 10 de março, Rachel Lambert tem a proteção de seu marido pelos dez anos que vem. Uma decisão que os pais do homem, que durante quatro anos multiplicam as ações em tribunal para que o filho seja mantido vivo, havia questionado em instância de recurso.
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia