Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve resumo da imprensa do mundo francófono    

Breve resumo da imprensa do mundo francófono   versione testuale


Notícias, 16 de julho de 2016, proveniente do Canadá, Gabão, República do Congo e na Irlanda, sobre os seguintes temas: a diminuição dos casamentos religiosos, a reunião das Equipe de Notre-Dame, na África central, os bispos congoleses falam da pastoral da família, Dublim não legaliza o aborto no caso de malformação do feto.
 
• CANADÁ/MATRIMÔNIOS RELIGIOSOS
De acordo com estatísticas oficiais publicadas em 5 de julho, desde os anos setenta, o número de casamentos há mais da metade em Quebec. Além disso, a parte de casamentos religiosos, isto é, aqueles celebrados por um ministro de culto, continua a diminuir, em vantagem de casamentos civis. Em 2015, representando 44% dos matrimônios entre pessoas do sexo oposto. Desde 2002, ou seja, a partir da implementação de uma nova lei que permite que novas categorias de celebrantes para casamentos civis, esta parte diminuiu 27%. Além dos funcionários dos tribunais, encontramos agora, entre os celebrantes, notários e "pessoas nomeadas" pelo ministro da Justiça de Quebec. As pessoas nomeadas poderá ser o prefeito ou funcionário do município, mas também um amigo ou uma pessoa da família do casal. A autorização de casamentos civis no final dos anos sessenta já resultou em um primeiro declínio de matrimônios religiosos, mas a sua quota tinha estabilizado em torno de 70% na década de 1990.
 
• GABÃO/EQUIPE DE NOTRE-DAME
O Colégio Nacional de Equipe Notre-Dame se reuniram no Focolare caridade de Libreville, no Gabão, de 6 a 8 de julho, com o tema: “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos”, relatou a imprensa nacional. Uma missa de abertura foi celebrada na igreja Saint-Michel de Nkembo, por Dom Mathieu Madega Lebouakehan, Bispo de Mouila e presidente da Conferência Episcopal do Gabão. Este encontro teve como objetivo uma reflexão sobre as perspectivas e as prioridades das Equipes de Notre-Dame para os próximos anos. Os participantes, em seguida, trabalharam em várias questões, entre outras coisas, a missão de sacerdote conselheiro espiritual, a responsabilidade do casal responsável por um setor, a expansão do movimento no Gabão, o dom para o movimento, etc. “O lobo, em nosso contexto, faz referência ao ambiente muito difícil, em que os casais que vivem hoje, com a poligamia, o divórcio, a falta de unidade e de compreensão do casamento, um ambiente que promove os valores que se opõem ao casamento”. Disse o padre André Fils Mbeme, sacerdote da arquidiocese de Douala e conselheiro espiritual da região da África Central das Equipes de Notre-Dame inclui quatro países: A República Central Africana, Gabão, Chade e Camarões.
 
REPÚBLICA DO CONGO/ASSEMBLEIA PLENÁRIA
No dia da abertura da Assembleia plenária ordinária da Conferência Episcopal do Congo Brazzaville, o seu presidente, Dom Daniel Mizonzo, falou entre outras coisas, da pastoral da família no Congo, informa o site da conferência “Temos que desenvolver uma pastoral familiar de perdão e misericórdia. Deve ser totalmente proibida qualquer pastoral que semeie e cultive desconfiança e tensão nas famílias. Não emana de Deus", reafirmou o bispo de Nkayi em seu discurso. O texto completo de Dom Mizonzo está disponível neste link.
 
• IRLANDA/ABORTO
Em 7 de julho, o parlamento irlandês rejeitou o projeto de lei para legalizar o aborto em casos de malformação grave do feto, acordo com a linha do primeiro ministro Enda Kenny, enfaticamente contrário a qualquer reforma. Atualmente o aborto é permitido na Irlanda apenas se a vida da mãe está em perigo. A Oitava Emenda da Constituição da Irlanda considera que o bebê a nascer tem o mesmo direito à vida da mãe. Qualquer pessoa que pratica o aborto pode pegar até 14 anos de prisão.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia