Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve resumo da imprensa do mundo francófono    

Breve resumo da imprensa do mundo francófono   versione testuale


Notícias, 25 de julho de 2016, vindas da África, dos Estados Unidos e da França sobre os seguintes tópicos: Assembleia Plenária do SCEAM, os bispos da Califórnia contra a pena de morte, e o que dizer para as crianças após os ataques, a barriga de aluguel ao centro de um conflito entre a França e o Tribunal Europeu dos direitos humanos.
 
• ÁFRICA/SCEAM
O Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar reuniram-se em assembleia plenária 18-25 julho 2016 em Luanda, Angola, sobre o tema “A família africana, ontem, hoje e amanhã, à luz do Evangelho”, como se lê no texto final já publicados em 24 de julho e está disponível no site do SCEAM, em Inglês. Os bispos discutidas principalmente as questões da beleza do matrimônio e da família enquanto o “santuário da vida” e enumeraram os principais desafios pastorais a serem enfrentados.
 
• ESTADOS UNIDOS/PENA DE MORTE
Os bispos da Califórnia anunciaram recentemente o seu apoio à “proposta 62”, uma iniciativa dos eleitores numa votação em novembro, a fim de revogar a pena de morte neste estado americano. As observações vêm do cath.ch, o portal católico suíço, que inclui notícias do “Catholic Herald”. Com um corredor da morte no qual existem 747 pessoas, a Califórnia possui a maior população de presos no corredor da morte nos Estados Unidos. Desde 2006, no entanto, não houve execução neste estado, por causa de batalhas judiciais e uso de injeção letal de do intervalo de várias décadas entre sentenças e execuções, lembra o cath.ch.
 
 
• FRANÇA/ATENTADOS
Após o trágico atentado ocorrido em Niceno dia 14 de julho, o dia do feriado nacional francês, e da série de violência que afetam o mundo, encontrar as palavras certas para falar sobre esses eventos com crianças é um grande desafio. O semanário cristão francês “La Vie” consultou um psicanalista Católico sobre esta questão. Para a pergunta “O que você pode responder às crianças que perguntam por que Deus permitiu isso?”, Entre outras coisas, devemos afirmar a certeza de que não é Deus quem quer essa violência, que não é nem um castigo nem uma advertência. “Deus pode mudar o coração, mas o homem pode escolher ser duro”, lembra ainda a revista “La Vie”.
 
 
• FRANÇA/BARRIGA DE ALUGUEL
Em 21 de julho, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (CEDU) condenou a França por se recusar a transcrição de registro das certidões de nascimento de crianças nascidas no estrangeiro através de barriga de aluguel. Esta decisão em causa as pastas de dois homens que tiveram o recurso a mães de aluguel na Índia, há vários anos. Em um comunicado divulgado no mesmo dia, a associação francesa de defesa da vida Alliance Vita condenou um “abuso do direito contra o homem.”
 
 

 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia