Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Avós e idosos » Idosos, experientes de Deus    

Idosos, experientes de Deus   versione testuale
Em sua homilia, o convite do Santo Padre a deixar-se guiar pela sabedoria da velhice


Aconteceu uma Santa Missa dedicada ao grande tema de uma renovada aliança entre as gerações, a celebrada no dia 28 de setembro, durante o Encontro do Papa Francisco com os avós e idosos. O Pontífice, durante a homilia, se referiu explicitamente – identificando-o como um modo para que todos possam seguir ainda hoje – ao episódio evangélico de quando a jovem Maria vai visitar sua prima idosa Isabel, no sexto mês a espera de um filho.
 
“Nós pensamos que a Virgem Maria, estando na casa de Isabel, ouviu ela e o marido Zacarias rezar com as palavras do salmo responsorial de hoje:” Tu és, meu Senhor, a minha esperança, e a minha confiança, desde a juventude. (…) Não me rejeites no tempo da velhice, não me abandones, quando já não tiver forças. (…) Agora, na velhice e de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que anuncie a esta geração o teu poder, e às gerações futuras, a tua força "(Sl 71, 05.09.18)." O Santo Padre destacou a importância que teve para Maria o testemunho de fé do casal de idosos, que certamente enriqueceu a sua mente jovem. Isabel e Zacarias, de fato, "não eram experientes em maternidade e paternidade, porque também para eles era a primeira gravidez, mas eles eram experientes na fé, experientes de Deus, experientes daquela esperança que vem dEle: é disto que o mundo precisa, em qualquer momento. Maria soube escutar aqueles pais idosos e cheio de admiração, fez tesouro da sua sabedoria, e esta foi inestimável para ela no seu caminho como mulher, esposa e mãe."
No final do Angelus, então, depois de agradecer aos idosos que vieram de todo o mundo, o Papa Francisco mencionou o próximo importante evento eclesial, o Sínodo Extraordinário sobre a família (05-19 de outubro), convidando todos a rezar pelo seu sucesso e para o referente principal da Assembleia, o secretário-geral do Sínodo: "no próximo domingo terá início a Assembleia Sinodal sobre o tema da família. Está aqui presente o principal responsável, o cardeal Baldisseri: Rezem por ele. Convido a todos, indivíduos e comunidades, para rezar por este importante evento e confio esta intenção à intercessão de Maria, Salus Populi Romani ".
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia