Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Cônjuges santos » Família ao serviço do bem comum    

Família ao serviço do bem comum   versione testuale
Mons. Laffitte relator de uma tese de doutorado volta a indagar a importante ligação entre instituto familiar e consórcio civil exemplarmente expressa na vida dos beatos esposos Beltrame Quattrocchi


Uma tese de doutorado dedicado ao compromisso familiar e social de Luigi Beltrame Quattrocchi e Maria Corsini, o primeiro casal em absoluto a serem simultaneamente beatificados em 21 de outubro de 2001, sob o pontificado de João Paulo II. Nesta consistiu o debate "summa cum laude" Padre Antoine De Roeck, “Os esposos Beltrame Quattrocchi: duas vidas a serviço do bem comum”, o que fez ressaltar a forte ligação entre a família e a sociedade.
 
O trabalho de fato - recentemente debatido em Roma no Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, a presença do orador, Dom Jean Laffitte, secretário da Congregação vaticana para a família - nasceu da necessidade de provar que a santidade do casal não é reproduzida somente na intimidade familiar e na qualidade dos relacionamentos entre os cônjuges ou entre pais e filhos. Porque a qualidade dessas relações se enriquece graças à imersão na vida social, onde há o intercâmbio frutífero. E é justamente esse fluxo essencial para se desdobrar nas futuras gerações, tal como aconteceu em três dos quatro filhos do casal Beltrame Quattrocchi: quando a decisão de tornar-se sacerdote, feitas por dois filhos, e professar os votos religiosos, pela segunda filha, testemunham eloquentemente esta vivificante dinâmica.
Quando os esposos eram vivos o compromisso social estava sempre presente. É evidente no Escotismo, pelo qual trabalham com zelo para que desenvolva largamente também na Itália; na atenção aos pobres e doentes, encontrados em muitos casos concretos; e na obra “Frente da família”, ao serviço das famílias que querem fortalecer o vínculo do amor no sacramento matrimonial.
Escreve o autor da tese, padre Antoine, tentando penetrar a profundidade de um equilíbrio sadio para não ter medo de entrar numa relação, por sua vez, com a sociedade: "Foi Henrietta, a mais nova dos filhos dos esposos beatos, que insistiu para que no meu trabalho colocasse em destaque, explicitando, ambos lemas da mãe. O primeiro foi “fidelidade no mínimo”, a fidelidade nas pequenas coisas, enquanto a segunda recitava “do telhado para cima”, indicando seu desejo de ir mais alto e na escada da santidade. Maria então descreveu a relação com o marido “euritmia consciente”, onde cada uma das duas vidas foi o diapasão para o outro sem qualquer confusão entre os papéis de marido e mulher. Todos estavam de fato caracterizado por diferentes compromissos harmonizados por um único movimento, a partir de uma única causa".
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia