Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » A fonte do futuro    

A fonte do futuro   versione testuale
A família ao centro da palestra de abertura do Cardeal Bagnasco na Assembleia dos bispos


"De todos os lados ressoou a beleza e a importância essencial do evangelho do matrimônio e da família, patrimônio e célula da humanidade, constituído de um homem com uma mulher no dom total de si mesmo; Igreja Doméstica, o ventre da vida, exercício de humanidade e fé, objeto portador da vida social. Ela é a fonte do futuro. "Foram estas palavras com que o cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, iniciou os trabalhos da Assembleia Geral, em Assis lembrando o Sínodo Extraordinário sobre a família.
 
"É irresponsável - prosseguiu - enfraquecer a família, criando novas formas, embora com ressalvas sob pretexto e com o único propósito de confundir as pessoas e ser uma espécie de cavalo de Tróia da memória clássica, culturalmente e socialmente para minar o núcleo fundamental da pessoa e do humano." "O amor - disse o presidente da CEI - não é só sentimento - foi ecoado no Sínodo - é uma decisão; os filhos não são objetos nem para produzir ou para reivindicar ou disputa, não estão a servir os desejos dos adultos: são os mais vulneráveis e delicados, tem direito a um pai e uma mãe. "
Se "as dificuldades econômicas que afetam a família," o desejo de família "continua vivo, especialmente entre os jovens, e motiva a Igreja, perita em humanidade e fiel à sua missão, para anunciar incessantemente e com a profunda convicção" O Evangelho da família. "Este último, "tal como definido e garantido pela Constituição", disse, "continua a ser a defesa do nosso País, a rede benéfica, moral e material que permite as pessoas a não sentirem abandonadas e sozinhas diante das dificuldades e ansiedades do presente e do futuro. Às vezes se fala de 'familiarismo' italiano: se os excessos não fazem bem em alguma coisa, o forte senso de família precisa nos deixar orgulhosos, na Itália e no exterior ".
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia