Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » O Evangelho para a Família » Uma caixa cheia de vida    

Uma caixa cheia de vida   versione testuale
Seu nome é Jesse Box vem da Irlanda o diorama bíblico da aprendizagem interativa para aprender , brincando, os episódios mais importantes da Escritura. Na família, na paróquia ou escola


Uma caixa teatro onde é possível reproduzir as mais importantes histórias da Bíblia, criando os cenários e construindo os vários personagens tridimensionais. Tudo acompanhado pela narrativa de cada episódio encenado. E a ideia original, desenvolvida na Irlanda e muito bem sucedida, que está na base da Jesse Box, o diorama para crianças de todas as idades: uma maneira de permitir que eles aprendam a fé enquanto se divertem, em casa, na paróquia ou escola.
 
A caixa é composta de várias histórias que conduzem as crianças através do plano de salvação de Deus, da Criação até a vida eterna. Uma outra característica é dada pela possibilidade das crianças reviverem algumas histórias com base na digitalização partir dos momentos litúrgicos (tais como Natal, Semana Santa, Pentecostes). Depois de ler e ouvir a passagem da Escritura contidas em livretos ligados a Jesse Box, as crianças, então, trazem à vida a história da Bíblia, utilizando personagens da época preparados por eles com tesoura e cola, aprofundando vestes e tradições de nossos antepassados na fé.
Além do livro de história que acompanha cada episódio, com os componentes necessários para contar a história e recriar a história particular, os educadores podem tirar vantagem dos relativos livros de atividades que, através de várias atividades, fornecem informações sobre cada narrativa individual na semana, reforçando o ensinamento do episódio bíblico.
Os criadores de Jesse Box também oferecem orações para fazerem todos juntos, educadores e crianças, no final de cada revisão histórica, convidando os pequenos "diretores" para preparar uma mesa para a oração, com uma toalha de mesa ad-hoc e uma vela, na qual possa colocar o diorama, de modo a contemplar o que bem entenderam.
"As famílias irlandesas - diz Gerry Malone, coordenador do projeto - estão usando esta caixa animada para transmitir a fé às crianças. Grupos de pais tem a oportunidade de conhecer uma vez por semana com os filhos, em suas casas, para apoiar uns aos outros e compartilhar a experiência de uso interativo da Bíblia. Mas até nas paróquias Jesse Box é amplamente utilizada: em uma Dublin, por exemplo, o pároco ajudou diretamente as famílias doando-as a caixa, uma ajuda valiosa para a direção diária, quando as famílias vêm a ele para o conhecimento de caráter doutrinal ou espiritual".
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia