Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » Breve Resenha da imprensa francófona    

Breve Resenha da imprensa francófona   versione testuale
Dia 2 de março de 2016 notícias da França, Suíça, Canadá, Bélgica, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, com os temas: infância, agricultores, matrimônio, eutanásia, escola, bispos


• FRANÇA/INFÂNCIA
Na França, o Parlamento adotou de forma definitiva, em 1 de março, uma proposta de lei proveniente do Senado, que visa reforçar a proteção da criança, em particular para estabilizar preferencialmente o caminho das crianças confiadas a Assistência social de infância. Leia no site do jornal católico francês “La Croix”, uma entrevista feita por Marc Chaban, diretor educativo da Fundação “Action enfance”, que agrupa várias “vilas” de crianças colocadas. Segundo ele, este texto modifica “realmente” a maneira de pensar a proteção das crianças.

 
• FRANÇA/AGRICULTORES
Pela primeira vez, uma delegação de quinze bispos franceses visitaram a Feira internacional de Agricultura, que acontece em París de 27 de fevereiro à 6 de março. Desta forma, explica a Conferência episcopal francesa em um comunicado, a Igreja na França visa manifestar a sua proximidade e o seu apoio aos agricultores que, frequentemente vivem situações difíceis e, de forma geral, voltar a sua atenção ao mundo rural, como testemunha em uma entrevista no jornal local Dom Jean-Marc Eychenne, bispo de Pamiers, uma diocese muito rural.
 
• SUÍÇA/MATRIMÔNIO
Um referendo foi realizado em 28 de fevereiro na Suíça sobre a iniciativa do Partido Democrata Cristão Suíço sobre a tributação dos cônjuges, intitulado "Para o casal e a família – Contra penalizar o casamento". A iniciativa foi rejeitada por pouco, com 50,8% dos eleitores. Mas a maioria dos votantes haviam aceitado e os católicos foram a favor. Esta iniciativa propunha a maneira de conter o forte aumento no imposto federal direto que afetou, especialmente, casais casados, uma proposta à qual aderiu ambos os campos. Mas o texto também propunha alterar também a Constituição Federal da Confederação Suíça, a fim de definir o casamento como "união duradoura e regulamentada por lei entre um homem e uma mulher". Esta proposta é certamente a razão pela qual o texto foi rejeitado. Em um comunicado publicado em 29 de fevereiro, a Conferência dos Bispos Suíços 'expressou seu pesar por esta rejeição. Os bispos acrescentaram: "No entanto, a iniciativa tem alcançado o objetivo de realçar o grande valor dado à família pelo eleitorado suíço Apesar de ser contrário à iniciativa, muitas pessoas têm enfatizado a importância primordial da família para o presente e o futuro da nossa sociedade".
 
 
• CANADA/EUTANASIA
Em 25 de Fevereiro, a Comissão Mista Especial sobre "ajuda médica ao morrer" divulgou o seu relatório intitulado "Ajuda médica ao morrer: a abordagem centrada no paciente". O texto recomenda entre outros, que o suicídio assistido seja acessível as pessoas com uma doença psiquiátrica, que os sofrimentos psicológicos façam parte dos critérios que dão o direito ao suicídio assistido, e que os adolescentes e talvez mesmo as crianças que poderiam ser considerados como "pessoas jovens maduras" têm acesso ao suicídio assistido. No dia seguinte, a Conferência dos Bispos Católicos do Canadá reagiu fortemente, em uma declaração, considerando que as recomendações do relatório são uma continuação do tema da cultura de descarte. "O suicídio não é uma cura. Matar pessoas que sofrem por causa de uma doença física ou mental, jovem ou velho, é contrária à preocupação e amor por nossos irmãos e irmãs", acrescentou os bispos.
 
• BÉLGICA/ESCOLA
Cerca de trinta dos professores de religião católica da Comunidade Francesa reuniram-se no centro de formação jesuíta La Louvière, em 23 de fevereiro. O programa incluiu uma reflexão sobre o seu futuro após a introdução do curso de cidadania. O bispo de Tournai, Dom Guy Harpigny, referente ao curso de religião católica, estava presente e ouviu os professores, preocupados que no próximo ano, no ensino médio, a duração do curso de religião será reduzido pela metade (uma hora em vez de duas), para o benefício de um curso de educação à filosofia e a cidadania.
 
 
• RDC/VESCOVI
Um congresso nacional sobre a família teve lugar de 17 à 21 de fevereiro no Centro Católico Nganda Kinshasa. O tema era: “Matrimônio e família na República Democrática do Congo: desafios e perspectivas”. O congresso organizado pela Conferência Episcopal Nacional do Congo marcou o fim da celebração do Ano da família, iniciada em 2014 e concluída em 2016. Foi também uma ocasião para fazer um balanço das duas assembleias sinodais sobre a família. Veja propostas dos participantes.
 
 
• COSTA D'AVORIO/VESCOVI
Na aproximação da publicação da Exortação apostólica do Papa Francisco seguindo o sínodo sobre a família, a Conferência Episcopal da Costa do Marfim reunidos em assembleia plenária de 18 à 24 de janeiro em Daloa. Uma mensagem foi postada na conclusão, com o título: "A família, um lugar de educação para a vida e paz". Os bispos propõem uma reflexão sobre a dignidade e as vicissitudes atuais vividas por muitas famílias na Costa do Marfim. O texto também evoca a vocação e a missão da família no plano de Deus. Por fim, os bispos interpelam a família no seu papel educativo e de formação da pessoa humana.
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia