Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Família e sofrimento » Acompanhar os irmãos e irmãs de pessoas com deficiência     

Acompanhar os irmãos e irmãs de pessoas com deficiência    versione testuale
Desde 1963, o Escritório chrétien des personnes handicapées se dedica ao apoio de suas famílias. A fundação organizou um dia especial para os irmãos e irmãs.


Criado em 1963, na França, o Escritório chrétien des personnes handicapées (Escritório Cristão para as pessoas com deficiência) é uma fundação cuja finalidade é permitir as famílias afetadas por deficiência para não ficar sozinho e se reunir periodicamente, em uma esperança comum, para a troca de ideias sobre questões específicas para eles. Por este motivo, desde 2005, a associação promove dias ou fins de semana para ajudar as famílias das pessoas com deficiência para se regenerar no espírito.
 
Um destes dias foi o, de 21 de maio, o “Dia dos irmãos e irmãs de pessoas que estão doentes ou deficientes” em algumas cidades da França. Este evento concluiu um ciclo que se estendeu ao longo do ano, com várias iniciativas em favor dos pais e também das crianças. Os testemunhos pessoais foram um dos destaques da jornada. Em Paris, foram formados três grupos, um para cada faixa etária: crianças, jovens entre 17 e 35 anos, e adultos. Os membros desses grupos puderam ouvir os testemunhos dos irmãos ou irmãs de pessoas com deficiência, e, posteriormente, tiveram tempo para trocar ideias. Naturalmente, estes dias são, antes de tudo, uma oportunidade de expressar-se livremente, sem ser julgado ou criticado. Eles também são momento de abrir um parêntese e de encontrar pessoas com os mesmos problemas. Durante o dia, também os presentes puderam se beneficiar de workshops sobre questões legais, as relações emocionais ou sobre doenças mentais. Esta é a tendência atual, sublinha a OCH: um aumento nos distúrbios mentais, como esquizofrenia ou bipolar, com fragilidades que nem sempre são visíveis, enquanto as pessoas com uma deficiência motora parecem superar os obstáculos mais facilmente.
Este dia de 21 de Maio terminou, como sempre, com uma celebração eucarística. Mas a associação permaneceu mobilizada nas horas e dias seguintes, porque o estresse emocional pode se manifestar após uma sessão de partilha, um efeito também chamado de “abertura de portas internas”, o que afeta as pessoas menos resistentes. Todos os participantes são encorajados a chamar o serviço de escuta e aconselhamento após este tipo de jornada.
O OCH pretende no futuro alargar esta iniciativa a outras cidades da França. Um desafio que aproveitará, entre outras coisas, de uma comunicação mais ampla através de redes sociais, paróquias e escolas. Às vezes, serão os mesmos participantes a promover novas iniciativas. Por exemplo, algumas mães de pessoas com deficiência criaram as “jornadas coração de mãe”, enquanto jovens profissionais se encontram, várias vezes por ano. Também foi organizado, há dois anos, um passeio pela França. Como mostrado, a associação conseguiu criar um espírito de dinamismo e apoio mútuo entre os membros de famílias com deficientes.
 
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia