Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » O Evangelho para a Família » 22 de março - Quinto Domingo da Quaresma (Jo 12, 20-33)    

22 de março - Quinto Domingo da Quaresma (Jo 12, 20-33)   versione testuale


Em Jerusalém para a Páscoa não haviam apenas judeus e fariseus, mas também um grupo de gregos, não circuncidados, simpatizantes do judaísmo. Pagãos piedosos que queriam ver Jesus. Jesus, informado, exclama: chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. A hora de Jesus é sua glorificação através da paixão, morte e ressurreição.
 
A glorificação é explicada com o exemplo do grão de trigo para dar frutos deve morrer na terra, caso contrário, permanece estéril. Então Jesus deve morrer e ser sepultado na terra para ressurgir e tirar todas as pessoas para si.
O grão de trigo que cai na terra boa e morre, produz muito fruto. A terra fértil, de acordo com Efrém, é a Virgem, que se torna Mãe, graças a uma semente incorruptível, ou seja, o Verbo de Deus. O seu ventre torna-se a morada do Verbo. Nela, a Palavra toma Corpo.
O grão que cai no chão, na Virgem e Mãe, dá frutos na medida do cêntuplo e se torna não só uma espiga, mas um maço.
Toda a história da salvação é retratada na imagem: a Virgem Mãe está sentanda por terra: é ela a terra boa e fértil e é verdadeiramente uma mãe; tem os quadris da parturiente e o bebê está sentado em seu colo. Este "maço" - Jesus – veio na criação através dela e, com sua pequena mão, agarra-se a ela. Nossa Senhora coloca a mão por terra e pega o pezinho de Jesus que não toca o solo, mas a sua mão: ela é a escada vista por Jacó que permitiu que Jesus descesse à terra. Com a outra mão Maria levanta seu manto, como se Maria quisesse proteger o Filho que vai deixá-la para morrer na cruz. Mas ali mesmo Jesus vai estender a maternidade de sua Mãe a toda a humanidade, para que todos nós pudéssemos sentir o seu manto cheio de amor materno que nos protege. O olhar de Cristo tem um véu de tristeza, porque "o maço" será moído. Mas quem semeia em lágrimas colherão com júbilo.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia