Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » O Evangelho para a Família » Lectio divina    

Lectio divina   versione testuale
Ricardo Grzona da Fundação Ramon Pané criou um programa de exegese para a família


Um programa a serviço da evangelização da família. Desenvolvido por Ricardo Grzona, presidente da Fundação Ramon Pané , que criou um mini-curso de exegese adequado aos tempos e à linguagem da família contemporânea.
 
A história de cada família é marcada por etapas cruciais da passagem existencial o matrimônio, o nascimento do primeiro filho, o início da escola, dificuldades econômicas ou desemprego. "Toda vez que se passa para uma nova fase, se cria um tempo vazio, uma sensação de peso de caminho sem saída. Nestes casos - diz Grzona - redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na própria vida é um caminho para a família que pode criar novos equilíbrios dentro do grupo".
México iniciou uma campanha que envolveu quinhentas famílias durante oito semanas em exercícios de lectio divina com o Novo Testamento e material traduzido na linguagem, o programa tem resultados produzidos até agora, diz o seu criador, "superaram as expectativas . São testemunhas pessoais do que aconteceu nos lugares onde nós chegamos com o projeto. Precisamos começar a conhecer um pouco 'mais as Sagradas Escrituras, não só com aulas e workshops bíblicos, mas também com tudo o que a Bíblia implica para a vida e a missão da Igreja. Neste sentido - explica - um aspecto fundamental que emergiu nos grupos de trabalho é que a palavra de Deus é a base para a oração. Eu insisto nisto: nós católicos sabemos rezar, mas não sabemos 'orar'; não temos a prática da oração."
Quando o programa foi apresentado ao Papa Francisco isso, diz Grzona ", ele perguntou: 'Você fala Tagalog?'. Eu disse que não e o Papa me respondeu: "Nem eu, mas isso não me impede de me comunicar com sete milhões de fiéis nas Filipinas durante a viagem." Até agora, o projeto foi desenvolvido em Espanhol, Inglês, Português, Italiano e Tagalog. Está atualmente em estudo um projeto para a África, enquanto que "no final de setembro - anunciou o presidente da fundação Ramon Pané - apresentaremos na Itália o material para estudar o papel fundamental da família na sociedade e dar às famílias a oportunidade de falar sobre os desafios e as bênçãos que lhes dizem respeito."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia