Torna in Home Page
 HOME POR » Pessoas » Família e sofrimento » Abraçar as famílias de rua    

Abraçar as famílias de rua   versione testuale
Dom Paglia fala no Simpósio Internacional sobre a pastoral da estrada, que se realizou no Vaticano de 13 á 17 de setembro: "Igreja e as famílias devem acolham quem precisa de fraternidade"


"No que diz respeito às crianças de rua a figura comumente aceita é a que se considera entre 100 e 150 milhões no mundo inteiro. Os dados também mostram que, desde o início dos anos 90, o fenômeno tornou-se agora de carácter urbano, em qualquer lugar do mundo, e é apresentado com maior dureza nas grandes cidades, especialmente no hemisfério sul. É o fruto amargo de um processo gradual e doloroso de um sistema e colonizador neoliberal que se baseia apenas na lei do mercado."
 
Disse Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, na intervenção feita durante o Simpósio Internacional sobre estrada pastoral "plano de ação à luz dos ensinamentos do Papa Francisco", organizado pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Pessoas itinerantes, realizada no Vaticano de 13 á 17 de setembro.
Em seu discurso, intitulado "Família e filhos de prostitutas, à luz do ensinamento do Papa Francisco," Dom Paglia primeiro ilustrou com dados precisos o fenômeno perturbador dos membros de famílias pobres e lares desfeitos que acabam pelas ruas, constantemente oprimidos pelo abuso e violências. As mulheres vítimas de prostituição são, na verdade, no mundo, mais de 240 milhões ", com um faturamento anual que rende aos exploradores cerca de 10 bilhões de dólares"; enquanto "um número crescente de homens à procura de prostitutas, mais para dominar que, por satisfação sexual."
Na segunda parte de seu discurso, o Presidente do PCF então a experiência humana e o ensinamento do Papa Francisco, lembrando como ele quer "uma Igreja que, através de uma rede de comunidades familiares, invoca um reabertura transversal que acolha qualquer um que precisa de fraternidade, derrubando o pior familismo de "dois corações e uma cabana." E tudo isso à beira de um novo apelo emocionante para as famílias a alargar o coração e os braços, para que ninguém seja excluído. É uma história que o Papa Francisco, na catequese, faz de Nazaré. Mas ele tem que ir embora."
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia